Como fato de ser comunista fez Oscar Niemeyer ser mau arquiteto, segundo Lobão
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de julho de 2023
O arquiteto Oscar Niemeyer é sem dúvidas o mais famoso representante de sua profissão no Brasil e faleceu em 2012, aos 104 anos de idade. Ele é famoso por projetar os famosos prédios públicos de Brasília e também por ser ligado historicamente ao comunismo.
Lobão - Mais Novidades
Mas será que o fato de Niemeyer ser inclinado para essa corrente política influenciou nas suas habilidades como arquiteto? De acordo com Lobão, em entrevista publicada pelo canal do Rodrigo Veiga, ser de esquerda acabou fazendo com que Niemeyer não pensasse no ser humano como indivíduo na hora de pensar a estrutura da cidade.
"O Oscar Niemeyer construiu Brasília e aquilo é um cocô. Ele é um grande escultor, mas péssimo arquiteto. Ele não pensa no homem e sim num conjunto de homens, porque ele é comunista. Lá é cheio de mansões e os apartamentos funcionais estão vazios.
Ele pensa Bossa Nova. Ao invés de fazer uma casa de tijolinho, aconchegante, ele faz bundas redondas, úteros maternos. O Hotel Nacional, no Rio, faliu, porque ninguém quer entrar numa parada daquelas! Parece que você está num plano infinito. É lindo, mas é uma merda. Funcionalmente é rebuscado", disse.
Lobão e a política brasileira
Sempre afiado quando o assunto é comentário sobre política, Lobão também já afirmou que direita e esquerda estão juntas no boicote ao rock no Brasil. A fala foi de entrevista ao Corredor 5.
"Dentro do inconsciente coletivo, da mentalidade brasileira, o rock não é pra ser aceito no Brasil. E isso sempre foi assim no Brasil, desde a passeata contra a guitarra elétrica em 1967 até os dias de hoje", diz Lobão. "Eu era virgem, nunca tinha fumado maconha mas era cabeludo, tinha 13, 14 anos, passava na rua e recebia revista da polícia porque era maconheiro, marginal, porque estava carregando instrumento."
"E você tinha a direita que estava no poder na época, os militares, todos contra o Rock, e tinha a esquerda também", prossegue Lobão, explicando que nunca foi classificado com música em festival e todos os amigos de época dele que foram campeões, todos eram "futuros Chicos Buarques, eram incentivados. Aprendi muita coisa com eles, acho muito legal."
"Só não acho certo essa ditadura, tanto da direita quanto da esquerda. Um antropólogo, sociólogo ou alguém vai estudar porque este fetiche pela negação ao Rock. A esquerda diz que é cultura imperialista (norte) americana, a direita diz que é coisa de maconheiro, gente que não toma banho e que é fedorento. O fato é que ambos os lados se unem para ter uma ojeriza, uma urticária estético-moral", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
As reações divergentes dos fãs ao anúncio do line-up do Bangers Open Air 2026
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Os dois caras que cantam pra caramba que levaram Gene Simmons a acreditar que também podia
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Lobão comenta sobre o "abuso de poder" na MPB
A inacreditável forma que Lobão soube da morte do presidente Tancredo Neves
A façanha mercadológica que Legião Urbana conseguiu emplacar, segundo Lobão


