Rick Wakeman revela seu compositor, guitarrista e vocalista favoritos
Por André Garcia
Postado em 05 de julho de 2023
Veterano do rock progressivo, Rick Wakeman apontou seus favoritos entre vocalista, guitarrista e compositor no rock. E ainda revela qual é seu álbum preferido entre aqueles em que trabalhou.
Yes - Mais Novidades
Se há uma coisa farta no rock progressivo é tecladista genial. E geralmente nas primeiras colocações dessa lista está Rick Wakeman, por seu trabalho no Yes em sua era de ouro: "Fragile" (1971) e "Close to the Edge" (1972). Fora do Yes, ele se estabeleceu em carreira solo — às vezes longe dos holofotes, mas sempre fazendo o que bem entendeu.
Antes do Yes, ele foi um requisitado músico de estúdio, já tendo prestado serviço a nomes como David Bowie, T. Rex, Lou Reed e Elton John. Dotado de um humor autodepreciativo e fleumático tipicamente inglês, ele diz que "já trabelhei em um número inacreditável de discos m*rdas".
Em entrevista para a Classic Rock, Wakeman apontou alguns de suas preferências no rock.
Guitarrista favorito: Brian May
"Ele é um guitarrista tão único. Existem pouquíssimos guitarristas que, no momento em que você ouve, já sabe quem é. Brian é um deles. Eric Clapton é outro. Quando Strange Brew do Cream foi lançada, todo mundo ficou: 'O que é isso?' Todas as bandas tocavam como The Shadows, aí chega Eric e muda completamente a cara da guitarra."
Compositor favorito: Pete Townshend
"Porque ele não apenas produz [música] em massa, muito raciocínio é colocado no que ele faz. Quando ele tem uma ideia, trabalha nela e a aperfeiçoa, então Pete está no topo da minha lista."
Cantor favorito: Freddie Mercury
"Gosto dele por seu lance operesco, e Bruce Dickinson tem muita classe. Gosto de vozes que são instantaneamente reconhecíveis. Roger Daltrey é outro, Robert Plant [também]. Se você tirar Robert do Led Zeppelin, você não tem mais o Led Zeppelin."
Álbum favorito em que trabalhou: Hunky Dory (David Bowie)
"É impecável, com músicos muito talentosos. Não tinha nada fora do lugar naquele álbum."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Korzus anuncia nova formação, com Jéssica Falchi e Jean Patton nas guitarras
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
Alice Cooper apresenta Anna Cara, nova guitarrista de sua banda
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Ex-guitarrista do Turnstile foi preso por tentar matar o pai do vocalista
AC/DC chama público argentino de "melhor do mundo", segundo Brian Johnson
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
O álbum dos Beatles que contou com participação de Jimmy Page na guitarra
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
Ex-guitarrista do Turnstile foi preso por tentativa de homicídio
O melhor disco de música pesada dos anos 1980, segundo o Loudwire


As bandas que mais venderam discos no stand dentro do Rock in Rio 1985, segundo varejista
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A clássica banda prog que Dave Grohl nunca curtiu; "hippie demais pra mim"
O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
Rick Wakeman diz que mixagem do Yes era "piada" e desmente estereótipo da banda


