Rick Wakeman revela seu compositor, guitarrista e vocalista favoritos
Por André Garcia
Postado em 05 de julho de 2023
Veterano do rock progressivo, Rick Wakeman apontou seus favoritos entre vocalista, guitarrista e compositor no rock. E ainda revela qual é seu álbum preferido entre aqueles em que trabalhou.
Yes - Mais Novidades
Se há uma coisa farta no rock progressivo é tecladista genial. E geralmente nas primeiras colocações dessa lista está Rick Wakeman, por seu trabalho no Yes em sua era de ouro: "Fragile" (1971) e "Close to the Edge" (1972). Fora do Yes, ele se estabeleceu em carreira solo — às vezes longe dos holofotes, mas sempre fazendo o que bem entendeu.
Antes do Yes, ele foi um requisitado músico de estúdio, já tendo prestado serviço a nomes como David Bowie, T. Rex, Lou Reed e Elton John. Dotado de um humor autodepreciativo e fleumático tipicamente inglês, ele diz que "já trabelhei em um número inacreditável de discos m*rdas".
Em entrevista para a Classic Rock, Wakeman apontou alguns de suas preferências no rock.
Guitarrista favorito: Brian May
"Ele é um guitarrista tão único. Existem pouquíssimos guitarristas que, no momento em que você ouve, já sabe quem é. Brian é um deles. Eric Clapton é outro. Quando Strange Brew do Cream foi lançada, todo mundo ficou: 'O que é isso?' Todas as bandas tocavam como The Shadows, aí chega Eric e muda completamente a cara da guitarra."
Compositor favorito: Pete Townshend
"Porque ele não apenas produz [música] em massa, muito raciocínio é colocado no que ele faz. Quando ele tem uma ideia, trabalha nela e a aperfeiçoa, então Pete está no topo da minha lista."
Cantor favorito: Freddie Mercury
"Gosto dele por seu lance operesco, e Bruce Dickinson tem muita classe. Gosto de vozes que são instantaneamente reconhecíveis. Roger Daltrey é outro, Robert Plant [também]. Se você tirar Robert do Led Zeppelin, você não tem mais o Led Zeppelin."
Álbum favorito em que trabalhou: Hunky Dory (David Bowie)
"É impecável, com músicos muito talentosos. Não tinha nada fora do lugar naquele álbum."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rick Rubin descartou uma das maiores bandas do grunge; "Não acho que sejam muito bons"
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A foto polêmica em que Stevie Nicks mostrou mais do que queria e depois se arrependeu
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
Tecladista do Guns N' Roses defende "Chinese Democracy"
A melhor faixa de "Cryptic Writings", do Megadeth, segundo o Loudwire
Mike McCready relembra colegas mortos da cena grunge e questiona: "Valeu a pena?"
Blaze Bayley acha que existem fãs do Iron Maiden que ainda o odeiam


Steve Howe (Yes) conta por que foi autodidata na guitarra
As bandas que mais venderam discos no stand dentro do Rock in Rio 1985, segundo varejista
Pra discutir: os 100 melhores discos de rock progressivo de todos os tempos
A característica dos músicos brasileiros que impressionou o lendário Jon Anderson do Yes


