O clássico do Megadeth que Dave Mustaine escreveu ao ficar sabendo da morte de Cliff Burton
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de setembro de 2023
O músico californiano Cliff Burton se tornou mundialmente por ter sido baixista da banda de Thrash Metal Metallica. Cliff gravou os cultuados três primeiros discos do grupo e ajudou na composição de grandes clássicos do quarteto, como "Ride The Lightning", "Fade To Black", "The Call Of Ktulu", "Master Of Puppets" e "Orion". Infelizmente, a vida do baixista foi brutalmente interrompida no dia 27 de setembro de 1986, por conta de um acidente com o ônibus do Metallica.
Metallica - Mais Novidades
Dave Mustaine, líder do Megadeth, foi integrante do Metallica de 1982 até 1983 e foi companheiro de Cliff Burton. Obviamente, Dave ficou triste com a morte do amigo e chegou a escrever uma música ao ficar sabendo da triste notícia. A música em questão é "In My Darkest Hour", que se tornou um dos maiores clássicos do Megadeth.
"Escrevi a música quando soube que Cliff havia morrido. Uma amiga minha, ‘Metal’ Maria Ferrero, me ligou para contar que ele havia sofrido um acidente de ônibus. Levei isso muito para o lado pessoal porque pensei: ‘Seus filhos da puta, vocês sabem que somos todos irmãos em uma banda, ele morre e vocês mandam outra pessoa me ligar?’. Então, eu aceitei muito, muito, muito mal. Eu entendi agora que, no luto, as pessoas fazem coisas estranhas, então mudei minha visão em relação à ligação, mas na época eu estava muito chateado e escrevi a música de uma só vez, então comecei a desbastar a letra o mais rápido que pude. Foi um período muito, muito doloroso escrever aquela música.
Essa música evoca muitos sentimentos. A primeira vez que toquei, a mãe e o pai de Cliff estavam no nosso show", contou Mustaine em 2017, durante entrevista concedida à Rolling Stone.
"In My Darkest Hour" é a sexta faixa de "So Far, So Good…So What!", terceiro disco de estúdio do Megadeth, lançado em janeiro de 1988. Presença constante no setlist da banda, "In My Darkest Hour" é a quinta música que o Megadeth mais tocou ao vivo e foi tocada em mais de 1300 apresentações do quarteto.
O último encontro de Mustaine com Cliff
Na mesma entrevista, Mustaine contou detalhes de seu último encontro com Cliff Burton.
"A última vez que falei com o Cliff foi provavelmente num espetáculo estranho a que eu tinha ido. Aqueles caras [do Metallica] ainda eram ameaçados por mim, então eu nunca conseguia um passe para os bastidores; eu sempre conseguia um passe para depois do show, o que eu acho uma grande sacanagem. Então, sempre que tínhamos os shows, eu e o Ellefson [David Ellefson, baixista original do Megadeth] os víamos depois e éramos convidados para qualquer lugar onde eles estivessem festejando. Eu não queria ir a uma festa, queria ir ver os meus amigos e passar o tempo. Mas acho que já não éramos amigos. A última vez que falei com o Cliff foi provavelmente um dos espetáculos que eles fizeram nos Estados Unidos", relatou Mustaine.
"Eu o verei no paraíso"
O mentor do Megadeth ainda afirmou que não conseguiu se despedir de Cliff Burton e que espera reencontrar seu amigo em outro plano espiritual.
"Eu realmente não tive a chance de dizer adeus. Quer dizer, eu nem sabia onde ele estava enterrado. Então isso mostra como tudo aconteceu. Mas eu o verei no paraíso (...). Pelo menos eu acredito nisso."
Para saber mais sobre "o hippie headbanger" Cliff Burton, leia o excelente artigo assinado por Marcos A. M. Cruz, publicado no Whiplash.Net em setembro de 2000.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna coil para "Enjoy the Silence"
O nicho em que Edu Falaschi quis entrar e se deu mal: "Quem é essa Xuxa aí?"
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Apesar dos privilégios do Slayer, Gary Holt prefere os perrengues do Exodus
5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Adrian Smith revela música do Iron Maiden que deve tocar no Bangers Open Air
"Heaven and Hell parece mais Rainbow que Sabbath", diz Regis Tadeu - e todos discordam
Cliff Burton: um hippie headbanger
O álbum do Metallica que James Hetfield diz ainda não ter sido apreciado: "Vai ter sua hora"
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
A música do Metallica com letra que lembra comercial de energético, segundo o UCR
Toda banda de heavy metal sonha em chegar onde o Metallica chegou
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
Os álbuns do Metallica que soaram "forçados", segundo James Hetfield
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Técnico do Metallica explica tino visionário de James Hetfield: "Nenhuma banda usava"


