Roger Waters abre a turnê sul-americana em Brasília com apresentação memorável.
Por Lelo Nirvana (a.k.a Marcus Lopes)
Postado em 27 de outubro de 2023
O artista Roger Waters sempre externou, dentro e fora do palco, o seu posicionamento político progressista. Em 2018, quando esteve em Brasília, o cantor britânico tentou visitar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em prisão declarada injusta pelo STF, mas esse encontro só foi possível agora. Naquele ano, o clima tumultuado da eleição no Brasil e a plateia dividida, não impediu que o cantor britânico defendesse os direitos humanos, criticasse o ressurgimento do neofascismo no mundo e se posicionasse contra o candidato Jair Bolsonaro sob uma atmosfera antagonista entre o público presente que aplaudia e vaiava o músico.

Para os fãs desavisados que achavam que, em 2023, poderia ser diferente, a mensagem veio antes mesmo do show começar e foi curta e direta: "Se você é um daqueles que diz que ama o Pink Floyd, mas não suporta o posicionamento político do Roger Waters, você pode se retirar e ir o bar agora". O recado, dessa vez, recebeu muitos aplausos e também faz alusão a uma de suas novas músicas chamada "The Bar" que como o próprio músico explicou, é um lugar para discutir pontos de vista e, quem sabe, mudar de opinião.
Assim teve início, em Brasília, o braço sul-americano da turnê de despedida dos palcos desse grande ícone e ativista do Rock, This is Not A Drill. A primeira música já foi "Comfortably Numb" (1979) com a nova roupagem feita em 2022, especialmente para a abertura dessa nova turnê, os quatro telões gigantes passavam o clipe que pode ser conferido no YouTube.
Na sequência, sem pausa para respirar, sons de helicópteros que remetem o álbum "The Wall" para a introdução de "Another Brick in The Wall" e delírio dos presentes. O setlist recheado de canções do Pink Floyd, teve breves momentos para as composições dos álbuns solos. A música "The Bravery of Being Out of Range" foi entoada sob fortes críticas aos presidentes estadunidenses e a estupidez das guerras.
As quatro últimas músicas da primeira parte do show fizeram uma bela homenagem aos músicos originais do Pink Floyd e ao primeiro guitarrista da banda, Syd Barrett. Esse foi um dos momentos mais emocionantes, as legendas no telão em português, espanhol e inglês narravam histórias do início do início do grupo e do sonho de montar uma banda quando Roger e Syd ainda estavam na faculdade. As músicas: "Have You a Cigar", "Wish You Were Here", "Shine On You Crazy Diamond" e "Sheep" fizeram parte dessa reverência.
O intervalo foi cronometrado pela a inserção de tijolos no telão que formavam uma parede branca e o retorno da banda aconteceu com mais músicas do álbum The Wall: "In the Flesh" e "Run Like Hell" que incendiaram a audiência e teve direito do porquinho voando sobre os presentes. O show seguiu com mais composições dos álbuns solos e depois uma sequência matadora do petardo The Dark Side of The Moon que ganhou recentemente uma nova versão mais sombria e bem diferente do original, mas para os ouvidos mais atentos, uma belíssima obra.
No final, a canção "Two Suns in the Sunset", uma canção do álbum The Final Cut que completou 40 anos, nos faz refletir sobre o poder de destruição das armas nucleares e o quanto a raça humana pode estar próxima de uma catástrofe nuclear e isso não é treino.
O espetáculo audiovisual foi um presente para todos que tiveram a oportunidade de comparecer, mas, especialmente para mim, no dia do meu aniversário. A produção foi impecável e a turnê "This Is Not A Drill" ainda passa pelo Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
W.A.S.P. anuncia turnê tocando músicas dos quatro primeiros álbuns
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
A pior música do clássico "Powerslave", de acordo com o Heavy Consequence
Novo álbum do Anthrax sai em maio, garante Frank Bello
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
Eddie Van Halen admitiu: esse hino foi criado para tirar sarro de um movimento inteiro
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin


Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?
O guitarrista que ninguém conseguia decifrar, conforme Roger Waters; "coisas meio mágicas"
Corey Feldman especula sobre a saúde mental de Roger Waters; "acho que ele é um pouco bipolar"
Roger Waters diz qual era a pior música de cantar do Pink Floyd: "Destruía minha garganta"
A música do Pink Floyd que para David Gilmour "deveria estar numa coletânea de Roger Waters"


