Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Por Bruce William
Postado em 22 de janeiro de 2026
Roger Waters sempre foi de colocar o dedo na ferida, tanto dentro do Pink Floyd e fora dele. Só que, quando resolveu estrear "de verdade" em carreira solo, a discussão pública acabou indo menos para as letras e mais para uma imagem.
Roger Waters - Mais Novidades
A história começa bem antes do lançamento: em 1978, ele apresentou à banda dois projetos concorrentes: o que viraria "The Wall' e o que, anos depois, seria "The Pros and Cons of Hitch Hiking". O Pink Floyd escolheu "The Wall"; o outro ficou guardado para a fase solo.
Quando o disco saiu, em 30 de abril de 1984, a capa (criada por Gerald Scarfe) mostrava uma mulher nua de costas, com mochila e salto alto - a modelo/atriz Linzi Drew - e isso gerou reação forte de grupos feministas e discussões sobre "sexismo" e "incentivo a violência".

Anos depois, falando à Mojo (2003) (via Far Out), Waters resumiu o estopim do barulho: "Aquilo era basicamente sobre a capa do álbum, que mostrava uma mulher nua com uma bela bunda". Na mesma conversa, ele insistiu que a crítica não tinha relação com o conteúdo: "Não era sobre o álbum, que, se tivessem ouvido, teriam percebido que não era ofensivo. Era um álbum sobre uma noite de sonhos eróticos, mas nada violento ou desagradável."
Na sequência, ele ampliou o argumento para além da capa e cutucou o moralismo que, segundo ele, cercava o assunto: "Acho extremistas irritantes, principalmente na arena sexual... não quero fanáticos interferindo nas nossas vidas sexuais... não favoreço a exploração de ninguém, na indústria pornográfica ou em qualquer outro lugar, mas todo esse papo de 'Women Against Porn' é uma besteira. Existe um elemento visual na nossa constituição sexual e as pessoas sempre vão usar material visual quando se masturbam."
Só que, no fim das contas, a gravadora agiu: edições posteriores distribuídas pela Columbia passaram a trazer um tarja/adesivo preto cobrindo a nudez na capa - algo que o próprio Waters também comentou em outras entrevistas: "Tiveram que colocar um adesivo preto por cima da bunda dessa mulher na capa... achei isso tão patético."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
"Prefiro morrer a tocar com eles novamente": a banda que não se reunirá no Hall of Fame 2026
A banda com que ninguém suportava dividir estrada nos anos 70 - nem os próprios colegas de turnê
Jason Newsted não quer que "...And Justice For All" seja remixado
A música do Dream Theater que é a preferida de Herman Li, guitarrista do Dragonforce
Ivan Busic traz o melhor do blues no envolvente single "Let the Night Roll In"
A troca de afagos entre Kiko Loureiro e Angra nas redes sociais: "Agora eu quero mais"
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
A música que resume o que é o Red Hot Chili Peppers, de acordo com Flea
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
"É um álbum maravilhoso": membro do Apocalyptica defende qualidade de "St. Anger"
A música mais "louca, progressiva e fora da curva" do Metallica, segundo Lars Ulrich
Quem é o 1º brasileiro na Calçada da Fama em Hollywood, que atuou com lendas do rock
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts

O disco do Pink Floyd que foi a gota d'água para Roger Waters; "é simplesmente um lixo"
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters achava que só ele poderia conduzir
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
Artistas assinam manifesto pedindo exclusão de Israel do Eurovision 2026
Roger Waters rasga o verbo e chama vocalista do Disturbed de "pequeno pedaço de m*rda"
A música do Pink Floyd que para David Gilmour "deveria estar numa coletânea de Roger Waters"


