Roger Waters explicou porque seu primeiro álbum solo traz uma mulher nua na capa
Por Bruce William
Postado em 22 de janeiro de 2026
Roger Waters sempre foi de colocar o dedo na ferida, tanto dentro do Pink Floyd e fora dele. Só que, quando resolveu estrear "de verdade" em carreira solo, a discussão pública acabou indo menos para as letras e mais para uma imagem.
Roger Waters - Mais Novidades
A história começa bem antes do lançamento: em 1978, ele apresentou à banda dois projetos concorrentes: o que viraria "The Wall' e o que, anos depois, seria "The Pros and Cons of Hitch Hiking". O Pink Floyd escolheu "The Wall"; o outro ficou guardado para a fase solo.
Quando o disco saiu, em 30 de abril de 1984, a capa (criada por Gerald Scarfe) mostrava uma mulher nua de costas, com mochila e salto alto - a modelo/atriz Linzi Drew - e isso gerou reação forte de grupos feministas e discussões sobre "sexismo" e "incentivo a violência".

Anos depois, falando à Mojo (2003) (via Far Out), Waters resumiu o estopim do barulho: "Aquilo era basicamente sobre a capa do álbum, que mostrava uma mulher nua com uma bela bunda". Na mesma conversa, ele insistiu que a crítica não tinha relação com o conteúdo: "Não era sobre o álbum, que, se tivessem ouvido, teriam percebido que não era ofensivo. Era um álbum sobre uma noite de sonhos eróticos, mas nada violento ou desagradável."
Na sequência, ele ampliou o argumento para além da capa e cutucou o moralismo que, segundo ele, cercava o assunto: "Acho extremistas irritantes, principalmente na arena sexual... não quero fanáticos interferindo nas nossas vidas sexuais... não favoreço a exploração de ninguém, na indústria pornográfica ou em qualquer outro lugar, mas todo esse papo de 'Women Against Porn' é uma besteira. Existe um elemento visual na nossa constituição sexual e as pessoas sempre vão usar material visual quando se masturbam."
Só que, no fim das contas, a gravadora agiu: edições posteriores distribuídas pela Columbia passaram a trazer um tarja/adesivo preto cobrindo a nudez na capa - algo que o próprio Waters também comentou em outras entrevistas: "Tiveram que colocar um adesivo preto por cima da bunda dessa mulher na capa... achei isso tão patético."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
Acender sinalizadores em shows é uma tremenda besteira
A melhor música que o Megadeth lançou no século XXI, segundo Mateus Ribeiro
5 bandas de hair metal na ativa com apenas um membro original, segundo a Loudwire
Por que Metallica precisou ser polêmico após o "Black Album", segundo Scott Ian do Anthrax
The Hellacopters revê sua transformação em "Cream Of The Crap! Volume 3"

Roger Waters diz o que mudaria em "Dark Side" se o Pink Floyd tivesse a tecnologia atual
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A única música do Pink Floyd que parece unir David Gilmour, Roger Waters e Elton John
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters gostaria de refazer
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
Por que Eric Clapton aceitou virar músico de apoio de outro artista nos anos oitenta
A música favorita de David Gilmour no Pink Floyd e que uniu a banda sem Roger Waters
A canção do Pink Floyd que é amada por fãs e odiada por David Gilmour e Roger Waters


