O motivo por trás do encontro do presidente Lula e Roger Waters, segundo a Veja
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de outubro de 2023
Em um artigo da revista Veja, foi elucidado o motivo por trás da visita de Roger Waters a Lula. Em seu primeiro dia de compromissos presenciais desde que se submeteu a uma cirurgia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou-se nesta segunda-feira, 23, com o lendário cantor, baixista e compositor Roger Waters, um dos membros fundadores da icônica banda britânica Pink Floyd.
Esse encontro, que ocorreu no Palácio do Planalto, foi marcado por uma razão especial. Além de ser um notório apoiador do político brasileiro e de causas progressistas, Waters lembrou que havia tentado visitar o ex-presidente na última vez que esteve em turnê pelo Brasil, em 2018. No entanto, naquela ocasião, o encontro não pôde ocorrer devido ao fato de Lula estar detido na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, em decorrência da operação Lava-Jato.
"Há cinco anos, Roger Waters tentou me visitar em Curitiba, mas foi impedido. Hoje, em sua volta ao Brasil, nos encontramos no gabinete da presidência no Palácio do Planalto," compartilhou Lula em suas redes sociais, concluindo a publicação com a hashtag "#WishYouWereHere", em referência a uma das canções mais icônicas da banda Pink Floyd. Além de Roger Waters, participaram desse encontro o músico Paulo Miklos, da banda Titãs, e a primeira-dama Janja da Silva.
Roger Waters está no Brasil para a turnê de despedida "This is not a drill". O primeiro show aconteceu nesta terça-feira, 24, em Brasília, com outras apresentações agendadas para o Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo.
Em 2018, os shows de Roger Waters no Brasil foram notoriamente marcados por protestos contra o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro. O músico chegou a associar a imagem do hoje ex-presidente com o fascismo, fazendo apelos políticos durante suas apresentações. Em uma delas, exibiu no telão as palavras "Ele Não", um lema anti-Bolsonaro das eleições de 2018.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps