Para Gene Simmons, do Kiss, os fãs foram os "vilões" que mataram o rock
Por André Garcia
Postado em 16 de outubro de 2023
Do surgimento dos Beatles, no começo da década de 60, até o surgimento do Oasis, em meados da década de 90, o rock esteve entre os gêneros musicais mais vendidos no planeta. Ao assinar com uma gravadora, as bandas recebiam todo o suporte necessário tanto para a gravação (promoção e distribuição) de seus álbuns, para a filmagem de clipes, e para que caíssem na estrada fazendo shows.
Tudo isso mudou já nos primeiros anos do século XXI, com a internet, o formato mp3 e o compartilhamento ilegal de arquivo via p2p — feito livremente com programas como Napster, Shazam e Emule. Aquilo foi o apocalipse (ou ragnarok) para a indústria musical como conhecíamos.
A partir dali, as vendas de CDs caíram vertiginosamente, as gravadoras ruíram, e as bandas passaram a viver quase que exclusivamente de shows. Até mesmo a outrora onipotente MTV encolheu e desapareceu após o surgimento do YouTube.
Para o fatalista Gene Simmons, o grande vilão dessa história toda nem foi a internet em si, mas os fãs, que decidiram baixar músicas de graça ao invés de pagar por elas. Em sessão de perguntas de resposta do The Vault, em Adelaide, ao lado de Ace Frehley, ele cravou:
"Acabou. A caixa de Pandora foi aberta. E isso parte meu coração, porque as novas bandas não têm chance. Há muito talento por aí, mas eles nunca terão oportunidade. A banda grande agora é o Foo Fighters — eles têm mais de 20 anos [de carreira]. 'Bem, essa é uma banda nova.' Não, não é: eles são mais velhos que a sua avó. Eles vão durar muito tempo, mas começaram antes das gravadoras [entrarem em colapso]. Desde então, nenhuma banda consegue subir [no palco] e vender ingressos. E isso acontece porque os fãs são os vilões, porque são eles que não querem pagar por isso."
"A propósito, se você é fã de pop, tem a Ariana Grande — que é uma ótima garota, aliás — os fãs compram essas coisas. Se você é fã de rap, eles compram. Country e música country, isso vende discos e música."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps