O riff do Metallica que fez Bob Rock lembrar de um dos maiores riffs de todos os tempos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de novembro de 2023
A banda Metallica é uma das maiores instituições da história da música pesada. Em atividade desde o início dos anos 1980, o grupo liderado pelo guitarrista/vocalista James Hetfield e pelo baterista Lars Ulrich lançou discos magníficos, que fazem muito sucesso até hoje. É o caso do álbum autointitulado do quarteto, lançado em agosto de 1991.
Também conhecido como "Black Album" (por conta de sua capa toda preta), o quinto disco de estúdio do Metallica é o maior sucesso comercial da banda e apresenta alguns dos maiores hits do quarteto. "Enter Sandman", "The Unforgiven", "Sad But True", "Nothing Else Matters" e "Wherever I May Roam" são algumas das canções que fizeram o "Álbum Preto" se tornar uma obra atemporal.
"Wherever I May Roam", quinta faixa do disco (e tema desta nota) possui um riff inicial muito marcante, que recebeu elogios de Bob Rock, responsável pela produção de "Black Album".
"Os caras do Metallica podem fazer riffs o dia todo, e metade será incrível. Porém, quando você convive com eles, você começa a ouvir a diferença entre um ótimo riff e um riff do tipo ‘Smoke On The Water’. O Metallica tinha vários riffs neste álbum, e eu diria que este está bem no topo", declarou o renomado produtor, em entrevista concedida ao site Music Radar.
"Começamos com um ótimo riff, e então se tornou meu trabalho ajudá-los a levar isso como tema ao longo da música (...). Como em outras faixas, o grande momento de ‘Wherever I May Roam’ surgiu quando a letra foi finalizada. Nesse ponto, tudo fez sentido e se encaixou", acrescentou Bob Rock, que também falou sobre a introdução da quinta faixa de "Black Album".
"Eu gostaria de poder levar o crédito pela cítara, mas foi ideia da banda. Achei que funcionou lindamente – um ótimo elemento para uma ótima música."
Na mesma entrevista, Bob Rock falou sobre outro hit de "Black Album", que em sua opinião,é a "Kashmir" dos anos 1990. Leia mais na nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps