A incrível canção que serviu de inspiração para obras como "2112" do Rush
Por Bruce William
Postado em 19 de novembro de 2023
Lançado em 1976, "2112", o quarto álbum de estúdio do Rush, é considerado uma obra-prima e um marco na carreira da banda, sendo um trabalho conceitual que conta uma história distópica escrita pelo baterista e letrista do Rush, Neil Peart. A narrativa é ambientada em um futuro onde a música é proibida, e um herói descobre uma antiga guitarra e desafia a opressão.
Rush - Mais Novidades
O principal destaque do álbum é a faixa título que conta a história descrita acima e leva o mesmo nome e ocupa o lado A do vinil, sendo uma peça épica com mais de 20 minutos de duração, dividida em sete partes, incorporando várias seções musicais e mostrando a habilidade técnica distintiva dos membros da banda, já que o álbum exibe fortes influências do rock progressivo da época, trazendo elementos clássicos e experimentando com estruturas musicais complexas.
E em conversa recente com a CBS News, transcrita pela Far Out, Geddy Lee falou sobre as músicas que serviram de inspiração citando que tem a banda britânica The Who como uma de suas favoritas, e que suas músicas sempre lhe serviram como base para as composições que escreveu ao longo da vida. E ao ser perguntado sobre a canção que ele gostaria de ter escrito, Geddy respondeu imediatamente: "Won’t Get Fooled Again".
Sobre o que fala "Won't Get Fooled Again", lançada pelo The Who no álbum "Who's Next".
Lançada no "Who's Next" de 1971, "Won't Get Fooled Again", com seus mais de oito minutos de duração, é a última canção do álbum e durante muitos anos foi a música que encerrou os shows do The Who. Conforme relata o Songfacts, Pete Townshend escreveu esta música sobre uma revolução. No primeiro verso, há um levante. No meio, eles derrubam os que estão no poder, mas, no final, o novo regime acaba sendo igual ao antigo ("Conheça o novo chefe, ele é igual ao antigo"). Mas Townshend sentia que a revolução era inútil, pois quem assume o controle está destinado a se corromper. Em "Townshend: A Career Biography", Pete explicou que a música era contra o establishment, mas que "a revolução não vai mudar nada a longo prazo, e as pessoas vão se machucar".
A música fazia parte do projeto "Lifehouse". Ele queria lançar um filme sobre um mundo futurista onde as pessoas são escravizadas, mas salvas por um concerto de rock. Townshend não conseguiu finalizar o projeto, e muitas das músicas que ele escreveu foram usadas no "Who's Next".
Pete Townshend morava na Ilha Eel Pie em Richmond, Londres, quando escreveu "Won’t Get Fooled Again". Na época, havia uma comunidade hippie ativa na ilha situada no que costumava ser um hotel. Segundo Townshend, essa comunidade foi uma grande influência na música. "Havia como um caso de amor acontecendo entre eu e eles, que curtiam porque eu era como uma figura de destaque em um grupo, e eu curtia porque podia ver o que estava acontecendo lá. Em um ponto, houve uma cena incrível onde a comunidade estava realmente acontecendo, mas depois o ácido começou a rolar e eu me vi no meio de algumas conversas psicóticas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
Como o fim de um dos maiores supergrupos abriu caminho para um clássico que antecipou o metal
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
Scott Ian relembra show do Anthrax no Rock in Rio 2019
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
Vocalista se afasta por tempo indeterminado do Dragonforce, que anuncia substituto
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Os 5 melhores guitarristas de todos os tempos, segundo Fernando Deluqui (ex-RPM)
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
O disco solo que Ozzy Osbourne não suportava ouvir; "Tudo parecia e soava igual"
Pitty começa uma nova fase pela "Sobremesa" - e não parece estar a fim de pegar leve
O grande baterista que John Paul Jones jamais colocaria para tocar no Led Zeppelin

O teste de bateria que fez Geddy Lee perceber na hora que Neil Peart era o cara certo
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Gessinger desfaz a comparação que persegue os Engenheiros do Hawaii há 40 anos
Para Geddy Lee, Björk não recebe o reconhecimento que merece
O disco do Pink Floyd que é o preferido de Geddy Lee, baixista e vocalista do Rush
A música em que Geddy Lee viu a história do Rush passar diante de seus olhos
O motivo que Geddy Lee aponta para tanta gente simplesmente não gostar do Rush
10 músicas de rock e metal diretamente inspiradas pelo 11 de setembro
A primeira banda de Metal da história para Geddy Lee; "o foco era o volume e a fúria"
Classic Rock: os 50 maiores álbuns de rock progressivo


