Matérias Mais Lidas


A incrível canção que serviu de inspiração para obras como "2112" do Rush

Por Bruce William
Postado em 19 de novembro de 2023

Lançado em 1976, "2112", o quarto álbum de estúdio do Rush, é considerado uma obra-prima e um marco na carreira da banda, sendo um trabalho conceitual que conta uma história distópica escrita pelo baterista e letrista do Rush, Neil Peart. A narrativa é ambientada em um futuro onde a música é proibida, e um herói descobre uma antiga guitarra e desafia a opressão.

Rush - Mais Novidades

Foto: Reprodução - Universal
Foto: Reprodução - Universal
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O principal destaque do álbum é a faixa título que conta a história descrita acima e leva o mesmo nome e ocupa o lado A do vinil, sendo uma peça épica com mais de 20 minutos de duração, dividida em sete partes, incorporando várias seções musicais e mostrando a habilidade técnica distintiva dos membros da banda, já que o álbum exibe fortes influências do rock progressivo da época, trazendo elementos clássicos e experimentando com estruturas musicais complexas.

E em conversa recente com a CBS News, transcrita pela Far Out, Geddy Lee falou sobre as músicas que serviram de inspiração citando que tem a banda britânica The Who como uma de suas favoritas, e que suas músicas sempre lhe serviram como base para as composições que escreveu ao longo da vida. E ao ser perguntado sobre a canção que ele gostaria de ter escrito, Geddy respondeu imediatamente: "Won’t Get Fooled Again".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre o que fala "Won't Get Fooled Again", lançada pelo The Who no álbum "Who's Next".

Lançada no "Who's Next" de 1971, "Won't Get Fooled Again", com seus mais de oito minutos de duração, é a última canção do álbum e durante muitos anos foi a música que encerrou os shows do The Who. Conforme relata o Songfacts, Pete Townshend escreveu esta música sobre uma revolução. No primeiro verso, há um levante. No meio, eles derrubam os que estão no poder, mas, no final, o novo regime acaba sendo igual ao antigo ("Conheça o novo chefe, ele é igual ao antigo"). Mas Townshend sentia que a revolução era inútil, pois quem assume o controle está destinado a se corromper. Em "Townshend: A Career Biography", Pete explicou que a música era contra o establishment, mas que "a revolução não vai mudar nada a longo prazo, e as pessoas vão se machucar".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A música fazia parte do projeto "Lifehouse". Ele queria lançar um filme sobre um mundo futurista onde as pessoas são escravizadas, mas salvas por um concerto de rock. Townshend não conseguiu finalizar o projeto, e muitas das músicas que ele escreveu foram usadas no "Who's Next".

Pete Townshend morava na Ilha Eel Pie em Richmond, Londres, quando escreveu "Won’t Get Fooled Again". Na época, havia uma comunidade hippie ativa na ilha situada no que costumava ser um hotel. Segundo Townshend, essa comunidade foi uma grande influência na música. "Havia como um caso de amor acontecendo entre eu e eles, que curtiam porque eu era como uma figura de destaque em um grupo, e eu curtia porque podia ver o que estava acontecendo lá. Em um ponto, houve uma cena incrível onde a comunidade estava realmente acontecendo, mas depois o ácido começou a rolar e eu me vi no meio de algumas conversas psicóticas".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | Alex Juarez Muller | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS