A banda que "salvou o heavy metal nos anos 90", segundo Rob Halford
Por André Garcia
Postado em 09 de novembro de 2023
As sementes do heavy metal foram plantadas no começo dos anos 70 pela santíssima (ou profaníssima) trindade Led Zeppelin, Deep Puple e Black Sabbath. Ao longo da década seguinte, o gênero floresceu e chegou ao auge com bandas como, Metallica e Iron Maiden.
Nos anos 90, após o surgimento do grunge,entretanto, a coisa desandou: nomes como Iron Maiden e Judas Priest perderam o vocalista, enquanto outras como Metallica e Megadeth foram se afastando de sua sonoridade feroz por uma mais melódica, suave e acessível. Até o Deep Purple e o Black Sabbath decepcionaram com álbuns como "The Battle Rages On…" (1993) e "Forbidden" (1995).
Conforme escreveu à Metal Hammer Rob Halford, quem foi decisivo para salvar o metal naquela época foi o Pantera:
"Não se pode enfatizar o suficiente o quão importante o Pantera foi para salvar o heavy metal nos anos 1990. A coisa estava ficando meio suave, especialmente nos Estados Unidos. Aí então vieram aqueles quatro cavalheiros do Texas que capturaram o verdadeiro espírito do heavy metal. Aquilo vinha de seus corações e de suas almas. O metal nos anos 90 precisava do Pantera. Eles foram um trampolim para várias outras bandas depois deles."
"A banda estava faminta por aquilo. Eles tocavam em qualquer lugar [...] e davam 1.000%. Eles faziam o que fosse preciso para se estabelecerem e se tornarem uma força sólida no heavy metal. Eles eram muito, muito famintos — mal podiam esperar para subir no palco. E tinham todo o poder, recursos e energia que toda nova banda jovem tem."
"Eu nunca dei conselhos a eles. Até porque não acho que precisavam de algum. Eles eram tão confiantes e tinham uma grande crença neles mesmos. Mesmo assim, eram muito humildes — não ficavam se exibindo por aí ou se gabando, dizendo: 'Seremos a próxima grande coisa.' Não tinha nada daquilo no Pantera."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps