Como Rob Halford define "Painkiller", clássico do Judas Priest - e do heavy metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de dezembro de 2025
Na estrada há cinco décadas, a banda inglesa Judas Priest é uma verdadeira instituição do heavy metal. Ao longo de sua carreira, o grupo ajudou a estabelecer as bases do estilo, por meio de músicas que se tornaram hinos imortais. Entre essas canções, está a épica "Painkiller".
Faixa que dá nome - e abre - o décimo segundo disco de estúdio do Judas Priest, "Painkiller" figura entre as composições mais populares do quinteto. Iniciada por uma introdução de bateria inesquecível - executada pelo estreante Scott Travis -, a música é intensa do início ao fim e traz riffs furiosos, além de uma performance enérgica por parte do vocalista Rob Halford.

A agressividade presente em "Painkiller" pode ter vindo do thrash. Ao menos é o que indica entrevista que o guitarrista Glenn Tipton concedeu à Metal Hammer em 1990.
"Nossa ambição é defender o metal e acreditamos que thrash e heavy metal são a mesma coisa. Nós curtimos thrash… Estamos muito atentos a todas as bandas e guitarristas jovens."
O álbum "Painkiller" sucede um período conturbado da trajetória do Judas, que na segunda metade dos anos 1980, passou a investir em guitarras sintetizadas. Para o baixista Ian Hill, mudar a rota se fez necessário:
"Tínhamos lançado o álbum experimental 'Turbo' [1986], que teve críticas mistas… aquilo foi um caminho sem volta, na verdade, não estávamos chegando a lugar nenhum com sintetizadores de guitarra pesados. 'Ram it Down' foi onde recuperamos a pegada mais pesada, então 'Painkiller' foi uma continuação disso, porém, mais refinada, muito agressiva."
De acordo com Rob Halford, "Painkiller" pode ser definida em poucas palavras. "Um momento arquetípico do metal sobre uma criatura fantástica que personifica o metal. O mal, a energia e a destruição", declarou o frontman.
Figurinha carimbada nos shows do Judas Priest, "Painkiller" já foi executada em mais de mil concertos da banda. Clique no player abaixo e confira uma dessas performances.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Spotify revela qual foi o clássico do rock mais ouvido no mundo durante o eclipse solar
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
Viúva de Neil Peart enviou mensagem de apoio a Anika Nilles após sua entrada no Rush
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
Era do grunge foi a pior época para o metal, de acordo com Max Cavalera
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
Nergal diz que projeto com Rob Halford e Ihsahn já teve passos concretos
A música dos Beatles que John Lennon invejava por não ter escrito, conforme Paul, o autor
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
Kelly Osbourne esculacha Dee Snider por ter tentado "menosprezar" Ozzy




As 50 melhores músicas do Judas Priest, segundo a Louder
O clássico do Judas Priest em que Rob Halford alcançou a nota mais alta da carreira
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
5 músicas que ficaram famosas por motivo diferente daquele imaginado pela banda
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
O disco do Judas Priest que Dave Mustaine considera uma das maiores obras do heavy metal
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
Judas Priest inicia a turnê Faithkeepers; confira setlist e vídeos
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
10 fatos que comprovam que Judas Priest é Heavy Metal
Traidores do movimento - bandas de rock que "se venderam" nos anos 80


