A icônica banda que Keith Richards criticou chamando de "coisa de criança"
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de novembro de 2023
Como guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards tem sido um componente fundamental de uma das bandas mais influentes do mundo por mais de 60 anos, com uma riqueza de material que confirma sua posição. Isso de certa forma o qualifica para poder tecer críticas com autoridade.
Rolling Stones - Mais Novidades
É essa natureza franca que tornou Richards uma das figuras mais fascinantes na música rock, pois, além de seus esforços musicais e seu estilo de vida anteriormente rebelde, essa tendência a ser um pouco espinhoso adicionou mais uma dimensão ao seu arco cultural. Desde criticar seus contemporâneos até novos artistas, Richards nunca teve medo de falar o que pensa sobre o trabalho dos outros e forneceu muitos relatos notáveis por causa disso.
Uma de suas críticas mais proeminentes é em relação aos heróis do britpop, Oasis, uma banda na qual Richards se recusou a acreditar na hype. Ele chegou a rotular o grupo de Manchester como "ruim" e acrescentou (via Far Out): "Esses caras são simplesmente insuportáveis. Cresçam e depois voltem para ver se conseguem aguentar."
No entanto, isso é apenas a ponta do iceberg, pois as declarações de Richards se estendem a ponto de ele ter comentado sobre várias bandas que, à primeira vista, os fãs teriam achado muito distantes de seu próprio universo, a ponto de ele não se sentir compelido a comentar sobre elas. Mas este é Keith Richards, e ele critica quem e quando quiser.
Na véspera da turnê americana dos Rolling Stones em 1969, Richards sentou-se para uma entrevista com Ritchie York e, durante a conversa, ele fez uma longa lista de comentários sobre outros artistas. Sejam grupos como Blood, Sweat & Tears, Jethro Tull ou The Band, nenhum deles escapou do seu olhar crítico naquele dia.
Ele até fez uma análise de uma das bandas mais empolgantes daquele ano, Led Zeppelin, um grupo que surgiu com dois álbuns em 1969. Enquanto elogiava o guitarrista Jimmy Page, ele fez uma ressalva criticando o vocalista Robert Plant, dizendo que depois de ouvir o primeiro álbum deles várias vezes, "a voz do cara começou a me irritar". Essa não foi a última vez que o guitarrista dos Rolling Stones expressou seus pensamentos sobre o Led Zeppelin.
Mas isso não foi tudo, e mais tarde na conversa, Richards fez seu comentário mais surpreendente. Estranhamente, ele incluiu algumas críticas breves, mas contundentes, à banda de irmãos mais proeminente que o Reino Unido já conheceu, os Bee Gees. Embora eles não fossem os heróis da música disco que os tornariam ícones globais naquele momento, em 1969, os irmãos Gibb já haviam lançado seis álbuns e estavam explorando o espaço da música barroca pop. No entanto, Richards não poupou críticas, acusando os Gibb de viverem em seu "pequeno mundo de fantasia", onde tudo o que discutem é "coisas de criança".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps