A rejeição de Raul Seixas pelo Punk, apesar dele "ter sido pioneiro"
Por Bruce William
Postado em 18 de dezembro de 2023
Em um vídeo publicado no canal oficial de Raul Seixas do youtube, é exibido o áudio de uma pequena conversa entre Raul Seixas e o jornalista Maurício Kubrusly para o programa "Senhor Sucesso", transmitido pela Rádio Excelsior em dezembro de 1982, onde Raul começa questionando quem teria dito que ele se encontrava adoentado.
"Quem foi o coveiro que me enterrou aí, e disse que eu estava doente?", pergunta Raul. Maurício responde que de vez em quando surge esta história, sugerindo que Raul se mantivesse precavido quanto a isso, em seguida dizendo que muitas pessoas ligavam para a rádio querendo saber as novidades do cantor. Raul se justifica dizendo que passou um tempo nos Estados Unidos resolvendo um divórcio e que aproveitou para fazer uma "reciclagem" nas coisas, mas que já estava de volta e havia assinado com a gravadora Eldorado.
Maurício comemora a notícia, e pergunta quando Raul começa as gravações. O cantor se confunde com as datas mas depois afirma ser em 10 de dezembro, ou seja, alguns poucos dias depois daquele papo. Maurício então pergunta se o repertório já está pronto e Raul responde: "Já, está tudo feito já, Maurício. Está tudo pronto". Maurício pergunta se "tem muito Rock" no disco e Raul explica: "É... um pouco... é bem Rock, Country Music... é uma miscelânea de coisas, menos Punk Music". Maurício questiona: "Menos Punk?", e Raul confirma: "Graças a Deus. Menos Punk".
Neste ponto, Maurício diz que existe uma foto de Raul na contracapa de um "disco antigo" onde ele "está bem Punk", se referindo ao "Raul Rock Seixas", lançado em 1977. "Você acha, Maurício?", pergunta Raul em tom cândido. Maurício diz que sim, citando o "oclinho de gatinho" e Raul emenda: "Vamos dizer que eu lancei o hit primeiro que o próprio". Maurício comenta que Raul então foi pioneiro, e o cantor diz que pioneiro foi quem botou aquela foto na capa. "Que irresponsabilidade, né Maurício?".
No restante do áudio, que pode ser conferido na íntegra no player abaixo, eles falam sobre a formação que iria participar das gravações do álbum, lançado pelo citado Selo Eldorado em 1983 e que teve como grande sucesso a música "Carimbador Maluco", além de serem mencionados casos de ligações que a rádio recebia de fãs que eram tão fanáticos pelo cantor, a ponto de assinarem com o seu sobrenome.
Existe uma frase atribuída a Raul que circula nas redes que é bem clara e direta, onde ele diz: "O punk é um modismo que não atinge o governo e vai acabar sendo engolido pelo sistema". E em outro vídeo, também disponibilizado no canal oficial do youtube, Raul Seixas aparece cantando um pequeno trecho final de "Sociedade Alternativa" durante apresentação no programa "Mocidade Independente", exibido em julho de 1981 na TV Bandeirantes, onde improvisa alguns versos por cerca de um minuto que ganharam o nome "Eu Sou Punk": "Eu quero a cerveja do meu amigo"/ "Eu quero cuspir no copo dos meus amigos"/ "Eu quero matar a minha mãe"/ "Eu não acredito mais em nada"/ "Eu não acredito mais em nada"/ "Eu sou punk, eu sou punk".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps