Geddy Lee sobre a música do Rush em que ele realmente encontrou sua voz
Por André Garcia
Postado em 10 de dezembro de 2023
Nos álbuns gravados pelo Rush nos anos 70, Geddy Lee tinha uma das mais divisivas vozes do rock: enquanto para alguns parece Alvin e os Esquilos ou alguém que inalou gás hélio, para outros se trata de um dos maiores de todos os tempos. Goste você dela ou não, o fato é que se trata de uma das vozes mais inconfundíveis.
Com o passar do tempo, ele foi se afastando dos falsetes e investindo mais nos tons médios e em linhas vocais mais melódicas. Em entrevista para a Vulture, ele comentou em quais músicas considera ter descoberto e encontrado sua voz ideal.
"Acho que minha voz teve fases, assim como a música da banda. No início, eu era meio que um berrador, muito influenciado por Steve Marriott do Humble Pie. Ambos viemos de um contexto musical blueseiro. Minha voz tinha que se destacar e muitas vezes era menos melodia e mais potência, uma entrega histriônica — algo que não me tornou lá muito querido pelos críticos, mas que funcionou muito bem para o estilo de música."
"Conforme o tempo passava e nossas músicas se expandiam em seu potencial, eu tive que realmente aprender a cantar e a usar minha voz de várias maneiras. 'The Analog Kid' foi uma dessas músicas em que os refrões me permitiram cantar de uma maneira mais melódica. Eu segui isso com 'Mission' em 'Hold Your Fire'. Essas duas músicas mostram o meu amadurecimento de um vocalista que berrava para um vocalista mais melódico. Eu tinha um soprano áspero e abrasivo que, com o tempo, foi domado e empurrado para um contexto mais melódico."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps