The Who: Pete Townshend comenta o que o diferencia do protagonista de "Quadrophenia"
Por André Garcia
Postado em 09 de dezembro de 2023
Ao longo dos anos 60 e 70, o The Who ficou famoso por seu rock pesado, as melodias de Pete Townshend e suas rock operas, como "Tommy" (1969) e "Quadrophenia" (1973). Ambos são considerados por muitos fãs os pontos altos da banda em termos de criatividade.
Who - Mais Novidades
O primeiro fala sobre Tommy — um garoto cego, surdo e mudo idolatrado como um craque no pinball. Já o segundo é sobre Jimmy — um jovem pobre que se sente um rejeitado pela vida, e enfrenta crises existenciais com sua família, a sociedade, as drogas e até mesmo seus amigos.
Em entrevista de 1974 para a Penthouse, Townshend comentou a diferença entre ele e o protagonista de "Quadrophenia".
"Eu me identifico muito com Jimmy de várias maneiras, mas certamente não em todas. Ele é um personagem, uma invenção; e, embora possa parecer muito mais real do que Tommy, não é. Tommy foi ambientado na fantasia, mas havia algo muito real em sua estrutura. Jimmy, à primeira vista, parece um garoto simples com problemas reais, mas ele é muito mais surreal."
"Eu não me identifico completamente com as primeiras experiências de Jimmy... seu romantismo, sua neurose, sua loucura... Eu nunca passei por uma infância atormentada. Quando criança, era apenas eu, a guitarra e a crença de que se eu decifrasse o segredo do rock n roll, dominaria o mundo."
"Eu me sinto mais próximo de Jimmy quando ele chega o final do álbum [...]. Ele se entregou ao inevitável, seja lá o que for, e deixou todos os seus problemas para trás. Jimmy não se tornou nenhum tipo de santo ou sábio; ele sequer encontrou algo, muito menos a si mesmo. Basicamente, ele não vai ser diferente."
"Ele simplesmente chegou ao ponto de sua vida em que considerou seriamente o suicídio — assim como todos nós — e o fato de ter escolhido não se matar o deixou com um tremendo vazio. Uma necessidade a ser preenchida. Muitos garotos hoje tentam preencher esse vazio levantando a bandeira do rock n roll, mas simplesmente não entendem, não sentem ou não o vivem. De certa forma, eles deveriam estar totalmente imersos no rock n roll da maneira como eu estou: de uma forma praticamente religiosa."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Metallica recebeu pedido inusitado ao abrir show dos Rolling Stones, relembra Lars Ulrich
O guitarrista que entrou no lugar de Eric Clapton e não tremeu; "ele era superior aos outros"
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Essa música do Lynyrd Skynyrd é uma das mais polêmicas da história
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith

A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards
Gene Simmons tentou seguir os passos do The Who e fez o pior disco de sua carreira
Pete Townshend acha que "Tommy" tem mais a ver com os dias de hoje do que tinha quando lançado
Phil Collins pediu para substituir Keith Moon no The Who
Pete achou que o disco seria um fracasso, e ele virou um dos grandes clássicos do The Who
Lemmy e o solo de baixo que mudou a história do instrumento no rock lá em 1964
Elton John escolhe os três maiores frontmen da história do rock


