Para Alice Copper, rockstars não deveriam se envolver com política
Por André Garcia
Postado em 02 de dezembro de 2023
Na segunda metade dos anos 50, o rock surgiu como a trilha sonora da adolescência da geração baby boomer, com canções dançantes sobre festas e baladas sobre romance. A partir da segunda metade da década seguinte, personalidades como John Lennon e Jimi Hendrix começaram a se posicionar politicamente, a favor de movimentos sociais e contra a Guerra do Vietnã.
De lá para cá, o rock se tornou um dos gêneros favoritos de quem quisesse fazer música de protesto, principalmente o punk e o hardcore. Nos anos 80 e 90, vimos nomes como Roger Waters, Bono e Sting se tornarem militantes.
Apesar disso, Alice Cooper acredita que rockstars não deveriam se meter com política. Em entrevista à Metal Hammer em 2016, ele declarou:
"Eu absolutamente odeio isso. É a pior ideia de todas. Em primeiro lugar, por que as pessoas acham que rockstars sabem mais [de política] do que elas? Essa é a maior falácia do mundo! Se somos alguma coisa, é mais burros ainda. Não somos mais inteligentes que ninguém. Por que você acha que somos rockstars? Acredite em mim, não lemos revistas que você não lê. Ninguém nos chama e nos dá informações privilegiadas sobre política. Sabemos menos do que você."
"Se eu ligar a TV, é para assistir Family Guy [Uma Família da Pesada]. O rock n roll foi criado para passar o mais longe possível da política. Quando meus pais falavam sobre em quem votar, eu ia para outra sala e colocava Beatles ou Rolling Stones; até hoje ainda sou assim. Acho o que o Bono, — e [Bruce] Springsteen, Sting e todas as pessoas que arrecadam dinheiro para os outros — é humanitário, e sou totalmente a favor disso. Mas eu não acho que isso seja político."
Apesar de sua visão, Alice Cooper já concorreu a presidente dos Estados Unidos diversas vezes desde 1972. Conforme publicado pela Adweek, Shep Gordon, manager de longa data do vocalista explicou:
"Naquela época, para promover a marca Alice Cooper, sempre tentávamos fazer coisas que enfurecessem os pais. Acreditávamos que era o caminho mais curto para fazer com que os filhos deles gostassem de nós."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps