David Gilmour e Nick Mason, do Pink Floyd, não são do mesmo saco, diz Roger Waters
Por Igor Miranda
Fonte: Jornal da Globo
Postado em 29 de junho de 2020
O vocalista e baixista Roger Waters, ex-integrante do Pink Floyd, falou sobre a relação com seus ex-colegas, o também cantor e guitarrista David Gilmour e o baterista Nick Mason, em entrevista ao ‘Jornal da Globo’. No mês de maio, Waters fez críticas abertas a Gilmour por não deixá-lo utilizar as redes sociais da banda para promover seu novo lançamento: a versão em DVD do show ‘Us + Them’, que saiu nos cinemas anteriormente e retrata a turnê mais recente do músico, de mesmo nome, que passou por vários países, incluindo Brasil.

A reportagem aponta que, segundo Roger Waters, uma reunião com David Gilmour e Nick Mason não é uma possibilidade. Porém, ele destaca que tem relações diferentes com os dois ex-colegas. "Você não pode jogar esses dois no mesmo saco, pelo menos para mim, porque Nick é meu amigo", afirmou.
Waters disse, ainda, que nunca brigou na Justiça contra os ex-colegas pelo fato de os dois optarem por seguir com o Pink Floyd após a saída dele, em 1985. "Existe essa coisa também de que eu fui brigar na Justiça contra eles, mas eu nunca cheguei perto de um tribunal. Só fui me aconselhar legalmente para saber se eu poderia aposentar o nome da banda e me disseram categoricamente que não e aí eu disse que não quero o nome, não sou o Pink Floyd", comentou.
A informação não procede, conforme uma entrevista do próprio Roger Waters em 2013. À BBC, o músico não apenas confirma que o processo existiu como, também, diz que se arrepende de ter movido uma ação contra os ex-colegas. Ele apontou, ainda, que não havia percebido que o nome do grupo tinha valor comercial, independentemente dos membros de sua formação.
Livros biográficos como "Comfortably Numb: The Inside Story of Pink Floyd", de Mark Blake, "Saucerful of Secrets", de Nicholas Schaffner, relatam que o Pink Floyd enfrentava uma série de problemas internos até que Roger Waters enviou uma carta às gravadoras EMI e Columbia anunciando que havia deixado a banda e pedindo para ser dispensado das obrigações contratuais.
David Gilmour achou que Waters queria forçar o fim do grupo ao fazer isso. Em contrapartida, Roger disse que foi forçado a deixar a formação após expressar que não gostaria de fazer novos álbuns naquela época, o que representaria uma violação de acordo prévio e geraria suspensão dos pagamentos de direitos autorais.
Fato é que Roger Waters realmente recorreu à justiça americana para tentar impedir o uso do nome Pink Floyd para shows e lançamento de álbuns, afirmando que a banda já era uma "força gasta em termos criativos". Na época, Waters e seus advogados descobriram que a parceria nunca foi oficializada.
Os esforços não adiantaram, já que David Gilmour optou por continuar com a banda junto de Nick Mason e do já falecido tecladista Richard Wright. Ambas as partes firmaram um acordo extrajudicial em 1987 para o grupo seguir de forma legal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
A banda que "chutou o traseiro" do Rage Against the Machine, segundo Tom Morello
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
A música que encerrou todos os shows que o AC/DC fez no Brasil
A opinião de David Ellefson sobre a icônica linha de baixo de "Peace Sells"
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa

Roger Waters detona David Gilmour por não deixá-lo usar redes do Pink Floyd
Saída de Roger Waters do Pink Floyd em 1985 foi libertadora, diz David Gilmour
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
O primeiro álbum do Pink Floyd que David Gilmour chamou de "obra-prima"
O disco de prog que Ian Anderson disse que ninguém igualou; "único e original"
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
David Gilmour responde se voltará a trabalhar com Roger Waters no Pink Floyd
O famoso solo que David Gilmour jamais começa diferente; "Parece tolice não fazer isso!"
A resposta de Roger Waters ao fã que perguntou qual álbum do Pink Floyd mais gostou de fazer
Rock: alguns dos discos mais raros (e caros) do mundo


