"Sou um guitarrista de blues rock, em vez de tocar rápido como Malmsteen", diz Ace Frehley
Por André Garcia
Postado em 15 de janeiro de 2024
"Sou um guitarrista de blues rock, em vez de tocar rápido como Malmsteen", diz Ace Frehley
No final dos anos 70, o surgimento de Eddie Van Halen mudou a forma de se tocar guitarra. Não demorou para surgirem guitarristas inspirados nele, levando suas técnicas cada vez mais ao extremo.
Foi assim que no começo da década seguinte surgiu Yngwie Malmsteen personificando — para o bem e para o mal — o arquétipo do guitarrista virtuoso fritador egocêntrico. Arquétipo esse do qual Eddie Van Halen a vida toda se esquivou.
Em recente entrevista para Greg Prato publicada pela Ultimate Guitar, Ace Frehley comentou que ele vem da escola sessentista, e nada tem a ver com a virtuosidade do guitar hero sueco.
"Sou um guitarrista de rock baseado no blues; e muitas vezes, em vez de tocar rápido como o Yngwie, [...] prefiro fazer um solo mais lento e melódico que as pessoas possam cantarolar. Porque se você toca umas 50 notas num compasso… fica bem difícil cantarolar [risos]! Lembro de quando o Cream lançou 'Sunshine of Your Love', e o Clapton fez um solo melódico muito legal — acho que parte do solo dele ele 'roubou' da música 'Blue Moon'."
"Foi esse pessoal que estudei quando era adolescente, tocando guitarra. Estudei Eric Clapton, estudei Jimi Hendrix, estudei muito Jimmy Page... Jeff Beck — outro ótimo guitarrista que tive a sorte de ter conhecido no clube Iridium em Manhattan. Infelizmente, faleceu muito recentemente."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps