Como a primeira música feita pelo Rush no teclado mudou a banda, segundo Neil Peart
Por André Garcia
Postado em 11 de janeiro de 2024
Teclado/sintetizador já fazia parte do arsenal instrumental do Rush desde "2112" (1976), mas na época era abordado como algo meramente assessório. Na época do "Moving Pictures" (1981), o instrumento já era considerado um quarto elemento no som da banda, com Geddy Lee somando a função de tecladista às de baixista e vocalista.
Foi a partir de "Signals" (1982) que o trio começou a levar os sintetizadores mais a sério, o promovendo a instrumento principal. Mais teclado e menos guitarra foi o rumo que eles seguiram até "Hold Your Fire" (1987).
Em entrevista de 2014 para a CBC Music, Neil Peart comentou como a primeira música que eles compuseram no teclado mudou a dinâmica musical entre eles.
"Altamente autobiográfica, é claro. Foi um passo importante para nós: a primeira música [do Rush] escrita baseada em teclado. A vantagem disso: as pessoas não percebem que fez de Alex [Lifeson] e eu a seção rítmica. Então, a primeira vez que ele e eu sintonizamos as partes um do outro foi quando Geddy [Lee] estava tocando teclado."
"Foi uma nova maneira ótima para nós nos relacionarmos. Também é um bom exemplo de nós aprendendo a fazer transições de compasso de forma mais fluente. Mais uma vez, é maravilhoso de tocar ao vivo. É desafiador e sempre gratificante tocar decentemente."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps