A característica das bandas gaúchas que precisa ser estudada, segundo Humberto Gessinger
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de janeiro de 2024
O Rio Grande do Sul se tornou a partir dos anos 1980 um forte centro de rock no Brasil, com bandas como Engenheiros do Hawaii, DeFalla e TNT se fortalecendo. Esse fenômeno ganhou força a partir da coletânea "Rock Grande do Sul", que uniu singles de todos esses grupos para chamar atenção de possíveis gravadoras.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Em entrevista ao Corredor 5, Humberto Gessinger, que fez história como vocalista e baixista dos Engenheiros, comentou a respeito do fato de muitas bandas gaúchas serem inspiradas no rock dos anos 1960 e 1970. Ele explicou que esse fenômeno "precisa ser estudado" e disse que no seu caso não se enquadrava nessa característica.
"Esse CD de rock gaúcho que participamos foi muito interessante. Eu me lembro da banda Garotos da Rua e também do TNT. Quando a caravela de Cabral aportou no Brasil, já tinha em Porto Alegre alguém fazendo esse som tipo retrô dos anos 1960 e 1970! [risos]. Todos com guitarras Gibson semi acústicas e bonezinhos dos Beatles. Esse fenômeno tem que ser estudado. Depois veio o Cachorro Grande. É engraçado porque às vezes está calor e os caras usam roupas típicas de Londres.
É uma coisa que tem que ser estudada! Minha explicação sociológica é a seguinte. Como Porto Alegre sempre foi uma cidade pobre culturalmente, comparada com os grandes centros, a formação de todo mundo é muito mais fonográfica do que de rua. De ir ver alguém tocar. Se a formação é fonográfica, a coisa fica muito mais ampla. Você coloca o disco que quiser e fica ouvindo Beatles e Rolling Stones. O rock gaúcho vem desse rock dos anos 1960, mas eu acho que não faço parte disso".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps