Kirk Hammett teve que correr contra o tempo para gravar primeiro disco do Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de fevereiro de 2024
O músico estadunidense Kirk Hammett é guitarrista do Metallica desde o primeiro semestre de 1983. Kirk, que tocava na banda de Thrash Metal Exodus, foi escolhido como substituto de Dave Mustaine (líder do Megadeth), expulso do Metallica por conta de seu comportamento agressivo, impulsionado, entre outros fatores, pelo consumo de álcool e outras substâncias.
Para se juntar ao Metallica, Kirk teve que correr contra o relógio, como mostra matéria publicada pela Revolver Magazine. O guitarrista teve pouco tempo para aprender as músicas de "Kill 'Em All", primeiro trabalho de estúdio do grupo liderado por James Hetfield e Lars Ulrich, lançado em julho de 1983.
"Eu tinha uma semana para aprender as músicas. No final dessa semana, peguei um avião e tive uma semana para ensaiar com eles, e então começamos a fazer shows. Cada show ficava cada vez melhor", relatou Kirk, durante entrevista concedida em 2008 ao site Music Radar.
A tarefa de Kirk não era fácil, pois além de gravar as músicas, ele também teria que alterar os solos originais das faixas de "Kill 'Em All", criados por Dave Mustaine. Ele não pensou duas vezes e fez o que o empresário Jonny Zazula pediu.
"[Zazula] disse: 'Você sabe que precisa tocar os solos do Dave’. Eu disse que não queria. [Então, ele sugeriu] 'Por que você não faz a abertura de cada solo, para que as pessoas pensem que são os solos do Dave e você possa ir para outro lugar com eles', disse ele. Como um garoto de 20 anos, colocado em uma posição como essa, você não quer balançar muito o barco, especialmente sendo o novo garoto na cidade - o cara novo. Então eu disse: ‘Claro’. Foi exatamente isso que fiz. Peguei os quatro primeiros compassos da maioria dos solos e os mudei. Quando eu os alterava, era sempre para melhor e todos gostavam", complementou Hammett.
No fim das contas, Kirk fez um ótimo trabalho, como pode ser ouvido nas magníficas "The Four Horsemen", "Jump In The Fire", "Whiplash" e "Seek & Destroy", faixas que compõem um dos discos de estreia mais impactantes da história do Metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps