Geddy Lee revela por que ama ser judeu (mesmo sendo ateu)
Por André Garcia
Postado em 03 de fevereiro de 2024
Uma das características da comunidade judaica é sua forma peculiar de enxergar o mundo, bem como seu igualmente peculiar senso de humor. Não é por acaso que, nos Estados Unidos, entre os maiores comediantes de todos os tempos há diversos de origem judaica: Groucho Marx, Jerry Seinfeld, Mel Brooks, Jerry Lewis, Andy Kaufman...
Em recente entrevista para a Classic Rock, Geddy Lee falou sobre o lançamento de sua autobiografia My Effin' Life, e teve seu senso de humor comparado ao de um outro brilhante humorista judeu, Woody Allen.
"Com certeza!", respondeu de acordo o baixista. "O humor foi uma grande parte de como aqueles sobreviventes lidaram com o que testemunharam [durante o holocausto]. Gosto de pensar que a cultura na qual nasci não se baseia só em religião, que era uma cultura que envolve atitude, humor, alimentos marrons e carnes cozidas além do ponto. Há muito para fazer piada, e tenho muita alegria de fazer parte dessa cultura. Sou ateu — não acredito em Deus — mas amo ser judeu por todos esses motivos."
Em entrevista de 2009, Geddy Lee disse se considerar um "judeu ateu".
"Me considero judeu como pessoa, mas nem tanto como religião. Não sou muito ligado em religião. Sou um judeu ateu, se é que isso é possível... Celebro as datas no sentido de que minha família se reúne, e gosto de fazer parte disso. Então contemplo o aspecto da 'comunhão'."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps