Ace Frehley desmente mito sobre a guitarra que usou no primeiro disco do Kiss
Por André Garcia
Postado em 16 de março de 2024
O Kiss é uma das bandas mais ricas do rock quando o assunto é boatos, lendas, mitos e afins. Ao longo dos anos se especulou de pacto com o diabo e pintinhos esmagados vivos sobre o palco passando por mensagens subliminares para corromper a juventude e destruir os valores morais da família tradicional norte-americana.
Kiss - Mais Novidades
Há também os rumores menos conhecidos, mas mais hardcore, que surgem entre os nerds que esmiúçam e examinam sob o microscópio cada detalhe de cada faixa de cada álbum. Um deles dizia que Ace Frehley gravou o primeiro disco do Kiss usando uma guitarra Ovation Breadwinner branca.
Em recente entrevista para a Guitar World promovendo seu novo álbum solo, "10,000 Volts", o próprio Ace desmentiu essa história.
"Não sei do que as pessoas estão falando quando dizem isso. Vejo isso há muito tempo, e não sei quem foi o primeiro a dizer que usei a guitarra Ovation branca no primeiro disco do Kiss. Eu toquei essa guitarra foi nos primeiros shows: foi a que usei quando Bill Aucoin [empresário que nos descobriu] viu o Kiss antes de assinar com a gente, mas não a usei no primeiro disco."
"Eu tocava [ao vivo] com a Ovation, coloquei nela [captadores] humbuckers [comumente utilizados na Les Paul] e comecei a gostar daquele som. Achei [aquele captador] legal, o que provavelmente é em parte o que me atraiu para as guitarras Les Paul — a outra parte é que a Les Paul tem um ângulo de braço de 6% em relação ao corpo. Não dá para colocar uma Les Paul na mesa por causa desse arco. Quando você aperta as cordas, há tensão e ressonância no corpo; principalmente se a madeira for boa."
Mas se ele não gravou o debut do Kiss com a Ovation, que guitarra ele usou, então? Embora não ponha a mão no fogo por sua memória, Ace respondeu o que crê ser o mais provável:
"Eu provavelmente toquei [no primeiro disco do Kiss com] minha Epiphone [Coronet] vermelha de corte duplo: a mesma que Steve Marriott tocava."
Segundo a Bravewords, "10,000 Volts" anda superando as expectativas chegando ao topo das paradas de Música Pesada e Álbum de Rock. Chegou também em #2 nas paradas independentes, #3 nas de álbum digital e #4 na venda de vinil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
Sepultura anuncia que show no Rock in Rio será o penúltimo da carreira
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Knotfest México anuncia atrações para sua edição 2026
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
O único álbum do Dire Straits que Mark Knopfler consegue ouvir: "Não gosto dos discos"
Nervosa é confirmada como uma das atrações do Rock In Rio 2026
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer


Vinnie Vincent define preço do seu novo álbum: 2 milhões de dólares por cópia
Gene Simmons relembra filme do Kiss; "A gente não tinha a menor ideia do que estava fazendo"
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
Vocalista do Kreator curtia Village People, mas Kiss e Iron Maiden mudaram sua vida
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O artista que influenciou o Kiss e quase fechou banda com o Jimi Hendrix Experience
É verdade que Kiss significa Cavaleiros a Serviço do Coisa Ruim? Paul explica


