Ace Frehley desmente mito sobre a guitarra que usou no primeiro disco do Kiss
Por André Garcia
Postado em 16 de março de 2024
O Kiss é uma das bandas mais ricas do rock quando o assunto é boatos, lendas, mitos e afins. Ao longo dos anos se especulou de pacto com o diabo e pintinhos esmagados vivos sobre o palco passando por mensagens subliminares para corromper a juventude e destruir os valores morais da família tradicional norte-americana.
Kiss - Mais Novidades
Há também os rumores menos conhecidos, mas mais hardcore, que surgem entre os nerds que esmiúçam e examinam sob o microscópio cada detalhe de cada faixa de cada álbum. Um deles dizia que Ace Frehley gravou o primeiro disco do Kiss usando uma guitarra Ovation Breadwinner branca.
Em recente entrevista para a Guitar World promovendo seu novo álbum solo, "10,000 Volts", o próprio Ace desmentiu essa história.
"Não sei do que as pessoas estão falando quando dizem isso. Vejo isso há muito tempo, e não sei quem foi o primeiro a dizer que usei a guitarra Ovation branca no primeiro disco do Kiss. Eu toquei essa guitarra foi nos primeiros shows: foi a que usei quando Bill Aucoin [empresário que nos descobriu] viu o Kiss antes de assinar com a gente, mas não a usei no primeiro disco."
"Eu tocava [ao vivo] com a Ovation, coloquei nela [captadores] humbuckers [comumente utilizados na Les Paul] e comecei a gostar daquele som. Achei [aquele captador] legal, o que provavelmente é em parte o que me atraiu para as guitarras Les Paul — a outra parte é que a Les Paul tem um ângulo de braço de 6% em relação ao corpo. Não dá para colocar uma Les Paul na mesa por causa desse arco. Quando você aperta as cordas, há tensão e ressonância no corpo; principalmente se a madeira for boa."
Mas se ele não gravou o debut do Kiss com a Ovation, que guitarra ele usou, então? Embora não ponha a mão no fogo por sua memória, Ace respondeu o que crê ser o mais provável:
"Eu provavelmente toquei [no primeiro disco do Kiss com] minha Epiphone [Coronet] vermelha de corte duplo: a mesma que Steve Marriott tocava."
Segundo a Bravewords, "10,000 Volts" anda superando as expectativas chegando ao topo das paradas de Música Pesada e Álbum de Rock. Chegou também em #2 nas paradas independentes, #3 nas de álbum digital e #4 na venda de vinil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
A condição imposta por Ritchie Blackmore para voltar aos palcos
Atual guitarrista considera "Smoke on the Water" a música mais difícil do Deep Purple
A música "pop genérica" de um disco clássico do Jethro Tull que incomoda Ian Anderson
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
A banda dos anos 80 que Ozzy até gostava, mas ouviu tanto que passou a odiar
Ouça Brian May (Queen) em "Eternia", da trilha de "Mestres do Universo"
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
"Seria um idiota se aceitasse": guitarrista descarta retorno ao W.A.S.P.
A morte de Chico Science e as dúvidas que ainda cercam o acidente, segundo Júlio Ettore
O baterista que Neil Peart achava estar longe demais para alcançar

Scott Ian relembra a primeira vez que ouviu o Kiss; "Achei a música incrível"
Bruce Kulick sabia que sua passagem pelo Kiss acabaria um dia
Álbuns clássicos do rock e metal que quase tiveram outros nomes, segundo a Loudwire
A banda com que ninguém suportava dividir estrada nos anos 70 - nem os próprios colegas de turnê
O filme que mostra Ozzy, Kiss e Aerosmith em entrevistas que hoje seriam canceladas
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Shawn Crahan, do Slipknot, conta como o Kiss mudou sua vida
Chamados de satânicos e cercados pelo caos: o dia em que o Kiss enfrentou Belo Horizonte em 1983
Kiss gravou uma nova música, confirma Gene Simmons
O álbum do Kiss que mudou a vida do baixista Jason Newsted
A música empolgante do Kiss que é a favorita de Brian May, guitarrista do Queen
A namorada de Gene Simmons que era mais famosa do que ele; "Ela foi meu primeiro amor"


