Regis Tadeu e a verdade sobre os últimos dias de Kurt Cobain
Por Bruce William
Postado em 14 de abril de 2024
O jornalista e crítico musical Regis Tadeu publicou um vídeo falando sobre Kurt Cobain, com foco na trágica morte do músico que aconteceu há 30 anos, no que foi um dos acontecimentos mais marcantes da história do Rock.
Regis Tadeu - Mais Novidades
"Neste vídeo aqui eu vou falar a respeito dos últimos dias dele, de como o Kurt Cobain se tornou um ícone angustiado ainda em vida e como ele sucumbiu ao peso dos seus demônios interiores, em que a fama e o sucesso deixaram nele tanta dor a ponto dele ter feito o que ele fez", diz Regis, logo no começo, passando a falar em seguida das controvérsias sobre a morte de Kurt, criticando a visão romantizada que se tem sobre seus últimos dias de vida, que Regis diz serem idealizados como se fosse uma espécie de calvário religioso, como se as drogas fossem elementos romantizados de uma maneira poética.
Regis passa então pouco mais de dez minutos descrevendo, em detalhes, os acontecimentos que precederam o suicídio de Kurt, incluindo o que se sabe sobre a cena da tragédia em si, e por fim conclui: "Muita gente tentou romantizar essa tragédia, mas a verdade é que o Kurt não foi apenas uma vítima das suas próprias circunstâncias, vamos dizer assim, mas também ele foi vítima de um sistema que devora as suas estrelas", diz Regis, comentando em seguida: "É uma prova da fascinação mórbida esta patuléia popular tem com a autodestruição de seus próprios ídolos".
Depois de comentar trechos da carta de despedida que Kurt deixou ao morrer, Regis explica: "Na verdade, o Kurt Cobain morreu porque ele não estava consciente da depressão que ele tinha desde os sete anos de idade, que nunca foi diagnosticada, nunca foi tratada. E essa depressão foi sim rentabilizada, como uma apatia vital crônica que acabou devolvendo pro rock da época uma visceralidade que tinha desaparecido com aquelas bandas posers horrorosas".
"Só que essa visceralidade, essa raiva, ela depois foi absorvida pelo próprio sistema, quando a moda passou a ter uma tal de estética grunge nas roupas das grifes mais famosas(...) essa autodestruição do Kurt Cobain não era uma pose, não era uma imagem de marca, era uma aflição, um desespero real de alguém que estava doente mentalmente, fisicamente e espiritualmente", diz Regis no contundente vídeo, que pode ser visto no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Helloween cancela shows na Ásia devido a problemas de saúde de Michael Kiske
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Billy Corgan elege a banda de rock mais influente do século 20 depois dos Beatles
Yngwie Malmsteen vem ao Brasil em abril de 2026, segundo José Norberto Flesch
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Alissa White-Gluz agradece apoio dos fãs e comenta nova fase da carreira
Angra Reunion; Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Paulo Baron contam como tudo aconteceu
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Paulo Baron e Felipe Andreoli lançam podcast "Assino Embaixo" no canal de Regis Tadeu
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
O disco do Queen que Régis Tadeu considera constrangedor - mesmo tendo um hit atemporal
A dura opinião de Regis Tadeu sobre o "ditador" Steve Harris, líder do Iron Maiden


