O grande hit do rock que o vocalista pensou em descartar por mostrar sua fragilidade
Por Emanuel Seagal
Postado em 30 de maio de 2024
Em 1984 o Metallica lançou seu segundo álbum, "Ride The Lightning", e uma das faixas, "Fade to Black", embora tenha dado a oportunidade do grupo ter sua música tocada nas rádios da época, foi detestada por fãs do thrash metal. "Isso nos surpreendeu um pouco. Começaram a nos chamar de vendidos. Algumas pessoas ficaram um pouco perplexas com o fato de ter uma música com violões", contou Lars Ulrich em entrevista feita pela revista Rolling Stone.
Metallica - Mais Novidades
Com o passar do tempo as críticas de "Fade to Black" caíram no esquecimento e "Ride The Lightning" está entre os discos mais queridos dos fãs, algo que não pode ser dito do seu disco homônimo, o famoso "álbum preto", de 1991. Dependendo dos fãs questionados, é um disco divisor de opiniões, amado, ou mesmo a porta de entrada no metal. Nele foi incluída a balada "Nothing Else Matters", que James escreveu para sua namorada, sem imaginar que poderia tornar-se uma música do Metallica. Segundo ele, em conversa com a revista Classic Rock, seria "um sinal de fraqueza". "Você está no Metallica. Isso aqui é hardcore. Que porr* você tá fazendo?", disse. "É uma música sobre estar na estrada, sentir falta de alguém em casa. Mas foi escrita de uma forma que se conecta com tantas pessoas. Não é apenas sobre duas pessoas", acrescentou.
"Nothing Else Matters" ultrapassou um bilhão de audições no Spotify, e seu clipe é o mais assistido no canal da banda no YouTube. Em participação no programa do Howard Stern, eles ouviram de Elton John que a faixa é uma das melhores músicas já feitas, e relembraram quando James Hetfield apresentou a música para seu colega Lars Ulrich.
"Acho que o Lars ouviu e disse: 'Ei, é ótima' e eu disse: 'Nãããão. Não é não (risos)'", relembrou James. Lars acrescentou: "Sempre houve uma política 'porta aberta' (na banda). Sempre trocamos. O que costumava acontecer na época é que após uma turnê James me dava todas suas ideias, Kirk me dava todas suas ideias, todos trocávamos ideias e íamos embora. Então quando começávamos a compor alguns meses depois, todos tinham uma ideia do que os outros iriam trazer." Segundo Lars, esse era um lado do Metallica que ele tinha muito orgulho e achava que todos deveriam ver, sem se importar com uma possível reação negativa dos fãs, que eventualmente devem ser "desafiados".
O apresentador então propôs a ideia de que, na verdade, "Nothing Else Matters" pode ser uma canção de amor de James ao seu colega, Lars. "Esta é uma linda canção de amor, e que aconteceu porque Lars, você deu ao James a confiança de lançá-la", comentou o apresentador. James concordou e Lars pediu que o colega virasse para ele ao afirmar, e disse, rindo, que iria começar a chorar. "Eu nunca havia ouvido James cantar daquela forma, me emocionou e eu sabia que era algo que tínhamos que compartilhar aquilo com o resto do mundo. Ele se sentiu muito vulnerável naquela época para lançá-la, mas eu sabia que era algo que tínhamos que compartilhar com todos", acrescentou o baterista.
Apesar de ser originalmente uma música para a namorada, James diz que é algo muito maior. "As pessoas nos dizem que usaram em casamentos, os Hells Angels usaram em um pequeno filme que eles fizeram, então é sobre irmandade também, sendo vaga o suficiente para se relacionar com tudo, e precisar de outra pessoa", afirmou. Antes de tocarem "Nothing Else Matters", Lars não perdeu a oportunidade de tirar um sarro com James: "Essa é para o Lars! (risos)"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Por que Roger Waters cortou Paul McCartney em "Dark Side of the Moon"?
As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
Padre ouve Metallica pela primeira vez e diz que usaria música pra preparar homilias
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Troy Sanders comenta participação de Geezer Butler no novo álbum do Mastodon
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
O clássico do Queen em que Freddie Mercury alcançou a nota mais alta de sua carreira
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"



10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
O baterista que James Hetfield achou "terrível" na primeira vez em que ouviu tocar
O hit do Metallica em que James Hetfield se revolta sobre como sua mãe morreu
5 músicas que os próprios compositores consideram as piores que já escreveram
De Guns N' Roses a Cannibal corpse, os melhores discos de 1991, segundo a Metal Hammer
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
A grande diferença entre Metallica e Guns N' Roses, segundo Matt Sorum
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
5 bandas que todo fã sente inveja de quem viu ao vivo na formação clássica
Velocidade: Top 10 de músicas de Metal para ser multado
Treta: Zakk Wylde cuspiu cerveja em James Hetfield?


