A música "insana" do Dream Theater que até mesmo Jordan Rudess acha embaçada
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de maio de 2024
O grupo norte-americano de Metal Progressivo Dream Theater possui um extenso catálogo musical, repleto de obras longas e complexas. É o caso de "Outcry", sexta faixa de "A Dramatic Turn Of Events", décimo primeiro disco de estúdio do quinteto, lançado em setembro de 2011.
"Outcry" tem cerca de 11 minutos e meio de duração e entrega tudo o que o fã do Dream Theater gosta de ouvir: melodia, mudanças de andamento, qualidade e muita complexidade.
Dream Theater - Mais Novidades
"Outro exemplo de composição de uma música com um propósito específico. Queríamos que ‘Outcry’ fosse o hino do álbum, então ela tem um tema muito forte e é totalmente insana do ponto de vista instrumental. É como o Dream Theater definido, mas muito exagerado!", disse o guitarrista John Petrucci, durante entrevista concedida ao site Music Radar em 2011.
Segundo Petrucci, "Outcry" começou a ser criada enquanto o Dream Theater procurava um substituto para o baterista Mike Portnoy, que deixou a banda em 2010.
"Eu estava tocando um riff enquanto fazíamos audições para bateristas, e isso me inspirou muito. Então, programei a bateria e toquei o riff sobre a bateria, mas acabei mudando um pouco, tornando-a maior e mais antológica.
Em uma música como essa, o objetivo de Jordan [Rudess, tecladista] é criar uma parte de teclado que pareça saída de um filme, como uma grande trilha sonora de John Williams, algo que seja forte e que todos possam cantar e lembrar. Como ele é incrível, Jordan sempre tem cinco milhões de ideias, então nós ajustamos e trabalhamos até acertar a melodia.
Depois da introdução, o tema entra em ação. A forma como ele [Jordan] me fez imaginar voando pelo ar em câmera lenta realmente influenciou a letra, que é sobre as revoltas no Oriente Médio, pessoas lutando contra a opressão", complementou o guitarrista.
Jordan também concedeu entrevista a Music Radar em 2011 e disse que tocar "Outcry" ao vivo seria uma tarefa complicada.
"Houve alguns grandes desafios nesse disco. Um dos maiores foi a música ‘Outcry’ - e certamente será assim ao vivo. Cara, essa música tem um monte de coisas selvagens, loucas e progressivas. É uma loucura!

Sabe, uma coisa é tocar no estúdio e acertar, mas para todo mundo fazer isso ao vivo, vai ser preciso um pouco de esforço. Em uma música como essa, terei que sentar com meu transcritor e resolver as coisas. Tenho que ver, na notação musical padrão, o que aconteceu quando a gravei.
Talvez eu tenha feito algo com várias faixas e precise descobrir como fazer isso com as duas mãos", disse, na época, o tecladista do Dream Theater.
Apesar da dificuldade citada por Rudess, o Dream Theater tocou "Outcry" 74 vezes ao vivo, durante a turnê de divulgação de "A Dramatic Turn Of Events". Aliás, a música em questão foi tocada ao vivo pela última vez em um show que o grupo realizou em Brasília, no dia 1 de setembro de 2012.
"A Dramatic Turn Of Events" é o primeiro disco do Dream Theater gravado pelo baterista Mike Mangini, que foi escolhido como o substituto de Mike Portnoy.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
A banda de abertura que fez Ritchie Blackmore querer trocar: "Vocês são atração principal"
A canção que levou o Led Zeppelin a outro patamar; "eu já estava de saco cheio"
Bangers Open Air inicia venda de ingressos para 2027; confira possíveis atrações
A banda de metal que Lars Ulrich disse que ninguém conseguia igualar: "Atitude e vibração"
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
K.K. Downing já afirmou que o Iron Maiden era um clone do Judas Priest
O clássico lançado pelo Metallica em 1984 que revoltou os fãs: "Eles surtaram"
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
A música do Dream Theater que tem elementos de djent, segundo Mike Portnoy
Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
Dream Theater realiza show que será lançado como álbum ao vivo; confira setlist
John Petrucci tinha "pacto" de estudos com John Myung; "Praticar pelo menos 6 horas por dia"
Steve Morse diz que nunca fez um show perfeito, e cita um guitarrista amigo que é capaz disso
Os guitarristas que impressionam John Petrucci: "Como alguém toca guitarra assim?"
A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses


