A Briga de Jimmy Page com o diretor Kenneth Anger
Por Marylou Evangelista.
Postado em 28 de maio de 2024
"Estou começando a pensar que Jimmy secou como músico. Ele não tem temas, inspirações, nem melodias." Frase dita pelo diretor Kenneth Anger sobre Jimmy Page.
Kenneth Anger foi um revolucionário cineasta, autor e escritor. Conhecido pelos seus curtas metragens de temas ocultos e de homoerotismo desde 1937, influenciando muito diretores ao longo dos séculos. O próprio Anger se descrevia como "um dos primeiros cineastas homossexuais dos Estados Unidos e, certamente, o primeiro a trabalhar com a homossexualidade de forma nada discreta." Um exemplo de seus trabalhos mais famosos, é o "Scorpio Rising", que critica a cultura de adoração por figuras históricas, sendo retirado do teatro de Los Angeles por acusação de "obscenidade".

Em 1960 e 1970, Kenneth trabalhou com muitos famosos da indústria musical e ocultista, como Anton LaVey (fundador da igreja satânica), Tennesse Williams (roteirista), Mick Jagger e Keith Richards (que recuso apresentações), Marianne Faithfull (cantora e atriz) e, é claro, Jimmy Page.
Jimmy e Anger se conheceram em 1973 em um leilão disputando lances para uma relíquia do ocultista inglês Aleister Crowley, que os dois admiravam. O fascínio pelo mago inglês aproximou os dois, e Anger conversou com Page sobre uma possível parceria para a trilha sonora de seu mais novo filme em produção, "Lúcifer Rising" (lançado em 1974, porém distribuído em 1980).

Um tempo depois, Jimmy convidou Kenneth para se hospedar em Boleskine, casa localizada às margens do Lago Ness, pertencida em décadas passadas por Aleister Crowley. Angel veio a público revelar que Jimmy iria produzir a trilha sonora de Lúcifer Rising, como também, estava ajudando na produção, confirmando que o filme estava quase concluído.
Mas tudo se afundou, quando Angel discutiu com Charlotte Martín, que vinha ser namorada de Jimmy na época, durante sua estadia em Boleskine. Kenneth veio a público em uma entrevista criticando Jimmy e sua namorada, dizendo que os problemas com heroína estavam afetando a musicalidade de Jimmy, já que ele havia lhe pedido 40 minutos de música, mas foi entregue apenas 20 minutos.

Ele chegou a declarar: "Estou começando a pensar que Jimmy secou como músico. Ele não tem temas, nem inspirações, nem melodias." ou então afirmando que Page era "um rico, doido e preguiçoso", e que nunca tinha lido sequer um livro de sua própria livraria de assuntos esotéricos e ocultistas.
Mas não parou por ai! Kenneth admitiu que jogou uma maldição em Jimmy após a briga, dizendo: "Transformei ambos em estátuas de ouro, porque ambos tinham perdido a noção."
Se eles realmente se transformaram em estátuas de ouro eu já não sei, mas, que o Led Zeppelin começou a decair e ter vários acidentes fatais a partir de 1975, é fato.
Após a saída de Jimmy na produção de Lúcifer Rising, Bobby Beausole, um músico norte americano, ex-integrante do culto do Charles Manson e preso na época por um homicídio, entrou em contato com Kenneth sugerindo que ele produzisse as músicas pra seu filme, mesmo estando preso. Kenneth concordou, e apoiou financeiramente os equipamentos necessários, lhe enviando cerca de US$ 3000. A trilha sonora feita por Bobby Beausole é que está hoje em Lucifer Rising.
Mas para os curiosos e/ou grandes fãs do trabalho de Jimmy Page, ele lançou em 2012 o álbum com o mesmo nome do filme, "Lucifer Rising and Other Sound Tracks", contendo as músicas feitas por ele e não utilizadas. O álbum contém em torno de seis, músicas intituladas de "Lucifer Rising, Main Track", "Incubus", "Unharmonics", "Damask" "Damask Ambiente" e "Lúcifer Rising, Percussive Return".
Jimmy em uma entrevista, disse sobre o álbum: "A mixagem é realmente excelente, estou muito orgulhoso disso. Fiz algumas músicas experimentais com o arco de violino e theremin, o que é como segurar seus assentos, porque é realmente outra coisa. É perturbador."
Para ouvir o álbum perturbador e melódico de Jimmy Page, basta clicar neste link.
Você pode assistir Lucifer Rising pelo YouTube.
FONTES:
Wikipedia
Mural Cultural
loudmagazine.net
Rolling Stone
Canal In Praise of Shadows (The Mysteries of The magick lantern cycle)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
O guitarrista que não sabia que gravou maior sucesso de Chitãozinho & Xororó
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
Guns N' Roses e Metallica: os problemas e as festas da turnê conjunta
Aprender inglês foi um problema para o jovem Tom Araya, segundo ele mesmo
O melhor vocalista que surgiu nas últimas décadas, segundo Jimmy Page
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
A reação de Jimmy Page ao ouvir o primeiro álbum de Robert Plant pós-Led Zeppelin



