Brian May explica o que fazia do AC/DC o "oposto" do Queen
Por André Garcia
Postado em 15 de maio de 2024
Um dos mais reconhecidos e influentes guitarristas britânicos, Brian May é um dos principais representantes da safra que se formou seguindo os passos de pioneiros do rock pesado — os devotos de Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jimmy Page, Jeff Beck e, claro, Ritchie Blackmore. E uma das características que ele absorveu de seus heróis foi a versatilidade.
Versatilidade essa fundamental para que o Queen fosse muito além de apenas misturar rock pesado com música clássica: jazz, R&B, punk rock, música árabe, folk, pop, gospel, new wave e heavy metal são apenas alguns dos ritmos com os quais eles flertavam sempre que lhes desse na telha.

Em entrevista de 2012 para o The Independent, Brian May revelou que era justamente essa característica do Queen que fazia deles o "oposto" do ortodoxo AC/DC.
"Eu provavelmente gostaria de fazer parte do AC/DC; mas, infelizmente, tenho o tamanho e a forma errada porque [o AC/DC] é diferente do Queen. O Queen era muito eclético. É essa a palavra, né? A gente pisoteava todas as fronteiras que existiam. Já o AC/DC, de certa forma, era o oposto. Eles descobriram seu estilo, que é incrivelmente puro, e eu tenho um grande respeito por isso. Cada nota que eles tocam é completamente AC/DC. Talvez seja isso [o que fez a banda ser tão bem sucedida]".
Em meados dos anos 70, o Queen se destacou no palco como uma das bandas mais pauleiras da Inglaterra, enquanto no estúdio eles exploravam sonoridades e instrumentações das mais diversas. Tanto que "A Night at the Opera" (1975) chegou a ser comparado ao "Sgt. Pepper's" (1967).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
Festival de metal é interrompido pelas autoridades por estar "barulhento demais"
Wacken Open Air está próximo e confirma 172 atrações em 4 dias de shows
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
Até 70% de desconto em vinil, CDs, acessórios e celulares em ofertas selecionadas na Amazon
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer


O beatle favorito de Freddie Mercury: "Sempre preferi, gênio absoluto. Não sei por quê"
A música "fabulosa" do Queen que Brian May nunca se cansa de tocar
A única música do Queen gravada na frente das câmeras, mas Brian May se arrependeu
De AC/DC até Slipknot, 140 músicas que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
O guitarrista que fez Brian May duvidar do próprio talento: "Senti que eu não sabia tocar"
A opinião respeitosa de Rob Halford sobre Freddie Mercury e o Queen
Show do Queen mudou a vida de Bobby Ellsworth, vocalista do Overkill
Cinco clipes de bandas de rock que ultrapassaram 1 bilhão de visualizações - Parte 1


