"Mamãe eu não queria" de Raul Seixas e a oposição irônica ao exército
Por Lucas Monteiro
Postado em 30 de junho de 2024
A década de 1980 foi intensa para o contexto político e social no Brasil, que iniciava o período de abertura política e de transição do regime da ditadura militar para a democracia. Esse contexto conturbado refletiu nas artes e tal abertura trouxe certa liberdade para os artistas da época, mas ainda com muitas restrições. O ano de 1984 marcou o lançamento do álbum Metrô linha 743, de Raul Seixas, que apesar de não ter sido um de seus maiores sucessos de venda, foi importante em sua discografia e apresenta clássicos de sua carreira, tais como: "Metrô Linha 743", "Um Messias Indeciso", "Eu Sou Egoísta" e "O Trem das Sete".

O lado B do disco se inicia com a canção "Mamãe eu não queria", repleta de críticas e ironias, mostrando a indignação de um jovem que se vê obrigado a servir o exército brasileiro e questiona tal política de imposição. A música foi censurada e proibida de ser executada de forma pública e também nas rádios, mas foi permitida a veiculação nos discos. Tal censura chegou a atrapalhar o prazo de produção e finalização do disco. Em apresentações ao vivo¹, Raul Seixas chegou a reafirmar a censura da faixa executada pelo governo e reforçar as posições defendidas na letra.
Na música, um jovem questiona a necessidade de realização de tarefas e de obrigações hierárquicas, além de afirmar que este seria o "único emprego para quem não tem vocação". Já vem de longa data o descontentamento de parte da população com esta instituição, que ao longo dos anos perde credibilidade, se envolve em polêmicas, e cada vez menos justifica sua importância para o contribuinte e o Estado. Dados da Câmara dos Deputados apontam que a maioria dos gastos orçamentários da Defesa é relativo à despesa com pessoal, mostrando que os investimentos em áreas estratégicas não estão sendo bem executados, e que no fim das contas, a crítica é válida e a música de Raul Seixas não está tão distante da realidade. A esquete abaixo do grupo Hermes e Renato resume perfeitamente o espírito sarcástico da canção.
Referências:
Wikipedia
Biblioo.info
Câmara legislativa
Links para as apresentações ao vivo citadas:
Vídeo 1
Vídeo 2
O significado das letras de Raul Seixas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
Clemente (Inocentes, Plebe Rude) sofre infarto e passa por cirurgia
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
O artista que Bob Dylan e Neil Young concordam ter escrito as melhores canções
Steve Harris e Bruce Dickinson comentam tour do Iron Maiden pela América Latina
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
Mingau aparece sorrindo em vídeo de reabilitação e família atualiza recuperação do músico
Show do Iron Maiden em São Paulo será no dia do segundo turno das eleições
Dream Theater abre venda de ingressos para turnê no Brasil; confira os preços
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026

O profundo significado do enigmático refrão de "Ouro de Tolo", clássico de Raul Seixas
O curioso significado do refrão de "Maluco Beleza", clássico de Raul Seixas de 1977
O que quer dizer a letra de "As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor"
O motivo que levou Jerry Adriani a se recusar a gravar clássico de Raul Seixas
"Mamãe eu não queria" de Raul Seixas e a oposição irônica ao exército


