"Mamãe eu não queria" de Raul Seixas e a oposição irônica ao exército
Por Lucas Monteiro
Postado em 30 de junho de 2024
A década de 1980 foi intensa para o contexto político e social no Brasil, que iniciava o período de abertura política e de transição do regime da ditadura militar para a democracia. Esse contexto conturbado refletiu nas artes e tal abertura trouxe certa liberdade para os artistas da época, mas ainda com muitas restrições. O ano de 1984 marcou o lançamento do álbum Metrô linha 743, de Raul Seixas, que apesar de não ter sido um de seus maiores sucessos de venda, foi importante em sua discografia e apresenta clássicos de sua carreira, tais como: "Metrô Linha 743", "Um Messias Indeciso", "Eu Sou Egoísta" e "O Trem das Sete".

O lado B do disco se inicia com a canção "Mamãe eu não queria", repleta de críticas e ironias, mostrando a indignação de um jovem que se vê obrigado a servir o exército brasileiro e questiona tal política de imposição. A música foi censurada e proibida de ser executada de forma pública e também nas rádios, mas foi permitida a veiculação nos discos. Tal censura chegou a atrapalhar o prazo de produção e finalização do disco. Em apresentações ao vivo¹, Raul Seixas chegou a reafirmar a censura da faixa executada pelo governo e reforçar as posições defendidas na letra.
Na música, um jovem questiona a necessidade de realização de tarefas e de obrigações hierárquicas, além de afirmar que este seria o "único emprego para quem não tem vocação". Já vem de longa data o descontentamento de parte da população com esta instituição, que ao longo dos anos perde credibilidade, se envolve em polêmicas, e cada vez menos justifica sua importância para o contribuinte e o Estado. Dados da Câmara dos Deputados apontam que a maioria dos gastos orçamentários da Defesa é relativo à despesa com pessoal, mostrando que os investimentos em áreas estratégicas não estão sendo bem executados, e que no fim das contas, a crítica é válida e a música de Raul Seixas não está tão distante da realidade. A esquete abaixo do grupo Hermes e Renato resume perfeitamente o espírito sarcástico da canção.
Referências:
Wikipedia
Biblioo.info
Câmara legislativa
Links para as apresentações ao vivo citadas:
Vídeo 1
Vídeo 2
O significado das letras de Raul Seixas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
Regis Tadeu revela por que Guns N' Roses tocou no Maranhão
Ricardo Confessori compara Angra e Shaman: "A gente nunca tinha visto entrar dinheiro assim"
Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
A banda de craques que Steven Tyler mais gostaria de ter integrado fora do Aerosmith
Derrick Green diz que Eloy Casagrande não avisou ao Sepultura sobre teste no Slipknot
A música que resume o que é o Red Hot Chili Peppers, de acordo com Flea
A redação de Kiko Loureiro que fez mãe chorar e escola achar que ele precisava de psicólogo
Turnê sul-americana do Drowning Pool é cancelada por conta da baixa venda de ingressos
A dura carta do Mägo de Oz ao México após política fazer homenagem a Hernán Cortés
Motörhead anuncia relançamento expandido do álbum "Kiss of Death"
Alirio Netto prestigia show do Dream Theater e tira fotos com integrantes da banda
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
O profundo significado do enigmático refrão de "Ouro de Tolo", clássico de Raul Seixas
O curioso significado do refrão de "Maluco Beleza", clássico de Raul Seixas de 1977
O que quer dizer a letra de "As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor"
"O Raul, realmente é pobre também assim, é tosco"; Guilherme Arantes entende fala de Ed Motta
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje


