RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A canção que levou o Led Zeppelin a outro patamar; "eu já estava de saco cheio"

A música do The Police em que Sting se recusou a tocar: "Enterrou a fita no jardim"

A banda de metal que Lars Ulrich disse que ninguém conseguia igualar: "Atitude e vibração"

As 10 melhores músicas que o AC/DC lançou após "Back in Black", segundo a Classic Rock

Como surgiu a lendária intro de baixo de "Bete Balanço", segundo Dé Palmeira

Show do Angra no Bangers Open Air foi o mais importante na vida de Rafael Bittencourt

Foo Fighters homenageia Lemmy Kilmister em videoclipe de "Spit Shine"

Ghost vence o Grammy sueco na categoria "Melhor Hard Rock/Metal"

Rafael Bittencourt: "O cara que fala que é por grana, é um otário. Não entendeu nada."

Bloodbath e The Haunted se apresentarão no Brasil em setembro

Sóbrio há 16 anos, Randy Blythe (Lamb of God) admite ter feito várias tentativas

Gary Holt, do Exodus, elogia Adele; "A maior vocalista de sua geração"

Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"

Estudo revela domínio do rock entre as maiores extensões vocais - Descubra quem está no topo

Tarja Turunen explica porque é difícil para ela ouvir os primeiros álbuns do Nightwish


"Mamãe eu não queria" de Raul Seixas e a oposição irônica ao exército

Por
Postado em 30 de junho de 2024

A década de 1980 foi intensa para o contexto político e social no Brasil, que iniciava o período de abertura política e de transição do regime da ditadura militar para a democracia. Esse contexto conturbado refletiu nas artes e tal abertura trouxe certa liberdade para os artistas da época, mas ainda com muitas restrições. O ano de 1984 marcou o lançamento do álbum Metrô linha 743, de Raul Seixas, que apesar de não ter sido um de seus maiores sucessos de venda, foi importante em sua discografia e apresenta clássicos de sua carreira, tais como: "Metrô Linha 743", "Um Messias Indeciso", "Eu Sou Egoísta" e "O Trem das Sete".

Raul Seixas - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O lado B do disco se inicia com a canção "Mamãe eu não queria", repleta de críticas e ironias, mostrando a indignação de um jovem que se vê obrigado a servir o exército brasileiro e questiona tal política de imposição. A música foi censurada e proibida de ser executada de forma pública e também nas rádios, mas foi permitida a veiculação nos discos. Tal censura chegou a atrapalhar o prazo de produção e finalização do disco. Em apresentações ao vivo¹, Raul Seixas chegou a reafirmar a censura da faixa executada pelo governo e reforçar as posições defendidas na letra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Na música, um jovem questiona a necessidade de realização de tarefas e de obrigações hierárquicas, além de afirmar que este seria o "único emprego para quem não tem vocação". Já vem de longa data o descontentamento de parte da população com esta instituição, que ao longo dos anos perde credibilidade, se envolve em polêmicas, e cada vez menos justifica sua importância para o contribuinte e o Estado. Dados da Câmara dos Deputados apontam que a maioria dos gastos orçamentários da Defesa é relativo à despesa com pessoal, mostrando que os investimentos em áreas estratégicas não estão sendo bem executados, e que no fim das contas, a crítica é válida e a música de Raul Seixas não está tão distante da realidade. A esquete abaixo do grupo Hermes e Renato resume perfeitamente o espírito sarcástico da canção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Referências:
Wikipedia
Biblioo.info
Câmara legislativa

Links para as apresentações ao vivo citadas:
Vídeo 1
Vídeo 2

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Lucas Monteiro

Apreciador de rock e todos os seus subgêneros. Professor e pesquisador de assuntos relacionados à educação, filosofia e cultura. Críticas, questionamentos e contatos para fins acadêmicos podem ser feitos através do e-mail: [email protected].
Mais matérias de Lucas Monteiro.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS