O profundo e contrastante significado de "Metamorfose Ambulante", clássico de Raul Seixas
Por Gustavo Maiato
Postado em 14 de maio de 2024
O clássico "Metamorfose Ambulante" foi lançado por Raul Seixas em seu álbum de estreia "Krig-ha, Bandolo!" de 1972, junto com outros hits como "Mosca na Sopa", "Al Capone", "How Could I Know" e "Ouro de Tolo".
Os versos da canção falam sobre um sujeito que diz preferir mudar de opinião a se manter sempre tendo a mesma posição a respeito de um tema. Esse contraste de pensamento é a chave para entender a mensagem de Raul.
De acordo com o artigo "Essa Metamorfose Ambulante", de Renato Nogueira de Freitas, publicado no Even3, a música fala sobre o contraste entre o sujeito moderno, que preserva sua identidade de forma mais fixa, e o pós-moderno, que está mais aberto a mudanças.
"Tais mudanças se referem ao processo de transição da modernidade para a pós-modernidade. O sujeito moderno é entendido aqui como aquele que preserva, em grande medida, uma identidade fixa, rígida e estável, enquanto os indivíduos que transitam em direção a uma constituição subjetiva pós-moderna apresentam um descentramento de si, assumindo a contraditoriedade de uma postura multirreferencial, dinâmica e em movimento contínuo de transformação subjetiva", diz.
Já texto assinado por Rafaela Capitão para o site 1023.clicrbs fala que "Metamorfose Ambulante" tem objetivo de mostrar que nada é absoluto – nem mesmo a verdade.
"’Metamorfose Ambulante’ quer mostrar que nenhuma verdade é absoluta. O que é certo pode estar errado e vice-versa. O que dá certo hoje, não necessariamente dará certo amanhã. Isso fica evidente no trecho "Se hoje eu sou estrela, amanhã já se apagou. Se hoje eu te odeio, amanhã lhe tenho amor. A música pode até provocar uma inconsistência pelo autor, pois a letra varia entre opiniões, mas é exatamente isso que significa ser a metamorfose ambulante para Raul", conclui.
Por fim, o site Psicanálise Clínica traz o significado de "Metamorfose" e explica que o ser humano tem a necessidade de se transformar, ainda mais num cenário atual de polarização.
"Na época da criação da música, a geração de Raul ainda era muito rígida em muitos sentidos da sociedade, o rock tem sinônimo de rebeldia, o que seria o ser humano sem um pouco de rebeldia, estaríamos estagnados sem evolução. Afinal, discutir, debater, discordar é o que constrói um mundo melhor e mais igualitário, pensando na atualidade onde a sociedade brasileira vem numa extrema polarização, ter esta capacidade de ouvir e mudar se faz cada vez necessário".
O significado das letras de Raul Seixas
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps