O dia que Mike Portnoy assistiu um show do Dream Theater pela primeira vez
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de junho de 2024
O músico estadunidense Mike Portnoy é baterista, compositor e um dos membros fundadores da banda norte-americana Dream Theater. Ao longo de 25 anos, Mike foi um dos pilares do Dream Theater e gravou dez álbuns de estúdio com o maior grupo da história do Metal Progressivo. Porém, o mundo da música pesada foi pego de surpresa no dia 8 de setembro de 2010, quando o talentoso baterista foi desligado do quinteto que ele havia fundado em 1985.
Dream Theater - Mais Novidades
A saída e o retorno de Mike Portnoy
Mike Portnoy seguiu seu caminho e o Dream Theater recrutou Mike Mangini para o posto de baterista. Enquanto Portnoy se aventurou com as bandas Sons Of Apollo e The Winery Dogs (entre outros projetos), o guitarrista John Petrucci e seus camaradas lançaram os álbuns "A Dramatic Turn Of Events", "Dream Theater", "The Astonishing", "Distance Over Time" e "A View From The Top Of The World".
Os caminhos de Portnoy e da banda continuaram separados por treze anos, mais precisamente, até o dia 25 de outubro de 2023. Sem prévio aviso, o Dream Theater avisou que o lendário batera estava de volta (o que deixou muitos fãs deslizes da vida).
"Os titãs da música progressiva e vencedores do GRAMMY Dream Theater estão anunciando o retorno do baterista Mike Portnoy ao grupo. Portnoy se reunirá novamente com o guitarrista John Petrucci e com o baixista John Myung - o trio formou a banda na Berklee College Of Music em 1985 - juntamente com os membros de longa data, o vocalista James LaBrie e o tecladista Jordan Rudess. O Dream Theater entrará em estúdio para começar a trabalhar em seu 16º álbum de estúdio e o primeiro com Portnoy desde ‘Black Clouds & Silver Linings’, de 2009", informou o Dream Theater, em comunicado oficial sobre o retorno de Portnoy.
O show que selou a paz entre Portnoy e o Dream Theater
O retorno de Mike Portnoy começou a ser desenhado em março de 2022, quando o Dream Theater se apresentou no Beacon Theatre, localizado em Nova York. O baterista foi assistir o concerto da banda pela primeira vez em toda sua vida.
"Eu estaria mentindo se não dissesse que isso [ver o show] me fez sentir falta da banda. Durante esses 13 anos, eu observava de fora, apenas meio que mantendo o controle. Não me envolvi totalmente com o que esses caras estavam fazendo porque, sinceramente, isso me machucava. Eles lançavam um novo álbum, e eu sempre o ouvia uma ou duas vezes, só por curiosidade. Mas era doloroso. Por isso, levei muitos e muitos anos para poder assistir a um show do Dream Theater", relatou Mike Portnoy, durante entrevista concedida à Rolling Stone.
"Foi surreal ver a banda, já que nós três [Mike Portnoy, John Petrucci e John Myung] a formamos quando éramos adolescentes. Nós a formamos na Berklee College of Music quando tínhamos 18 anos de idade e ficamos 25 anos juntos antes de eu deixar a banda. Por isso, foi estranho estar do outro lado do palco ouvindo ‘Pull Me Under’ e, além de tudo, isso foi ampliado pelos fãs. Eles me viram lá, observando a banda. Eu estava tentando não chamar a atenção para mim, mas ficou difícil com uma barba azul saindo do meu capuz", complementou o baterista.
O reencontro com LaBrie
Além de ver o show do Dream Theater, Mike Portnoy trocou uma ideia com seus ex-parceiros de banda, inclusive com o vocalista James LaBrie.
"Foi muito intenso. Para mim, foi muito forte porque, por um lado, eu estava pensando no show daquela noite. Era no Beacon Theatre, em Nova York. E, em segundo lugar, havia um cara que queria me encontrar, que era meu irmão, e eu tinha que aceitá-lo de volta em minha vida. Foi muito emocionante porque tínhamos passado por tudo o que passamos", disse LaBrie, que foi a última pessoa do Dream Theater com quem Portnoy se reconectou.
A esposa de LaBrie o ajudou a tomar a decisão de retomar o contato com Portnoy. "Liguei para minha esposa e disse: ‘Mike está aqui. Ele quer me ver’. E ela respondeu: ‘Você tem que fazer isso porque ele é seu irmão. Esse é alguém que criou quem e o que você é hoje. Supere isso e você será mais feliz’.
Mike e eu somos pessoas muito emotivas e apaixonadas. E acho que isso foi o motivo de não termos nos unido até aquele momento. Mas assim que o vi, como ele disse, saí do meu camarim, o vi e disse: ‘Venha cá’. E lhe dei um abraço. E foi só isso. Graças a Deus isso aconteceu", pontuou o cantor e compositor.
Um ano e meio após o show realizado em Nova York, Mike Portnoy enfim voltou ao Dream Theater. E os fãs brasileiros terão a oportunidade de assistir a formação mais longeva do grupo em dezembro de 2024, já que o virtuoso quinteto passará por três capitais do Brasil no último mês do ano. Leia mais a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps