O disco marcante do Dream Theater que fala sobre temas pesados e sombrios
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de junho de 2024
Lançado em junho de 2009, "Black Clouds & Silver Linings" é o décimo disco de estúdio da banda norte-americana de Metal Progressivo Dream Theater, e o sucessor de "Systematic Chaos", divulgado em 2007. Apesar de ter apenas seis faixas, "Black Clouds & Silver Linings" é um álbum longo, que tem cerca de 75 minutos de duração.
Dream Theater - Mais Novidades
As letras do disco foram escritas pelo guitarrista John Petrucci e pelo baterista Mike Portnoy, ambos membros fundadores do Dream Theater. De acordo com nota publicada no site oficial da banda, todas as letras, com exceção de uma, falam sobre momentos perturbadores e difíceis vivenciados pelos músicos citados. A exceção é "Wither", que foi escrita por Petrucci e fala sobre o processo de composição de uma música.
"A Nightmare To Remember", que abre o disco, fala sobre um acidente automobilístico que Petrucci sofreu na infância. A épica "The Count Of Tuscany" conta uma história bizarra, que pode ser conferida aqui. A maravilhosa "The Best Of Times" é uma obra-prima que Portnoy escreveu sobre a relação com seu pai, que faleceu em janeiro de 2009.
Mike Portnoy falou sobre "Black Clouds & Silver Linings" durante entrevista concedida ao site Songfacts em junho de 2010, alguns meses antes de sair do Dream Theater.
"Sempre temos algumas músicas que tratam de temas pesados, mas não necessariamente um álbum inteiro. Nesse álbum em particular, pelo fato de haver apenas seis músicas, porque as durações eram muito longas, isso significava que haveria apenas seis assuntos. Normalmente, se temos mais músicas no álbum, poderemos abordar mais temas líricos. Mas com apenas seis músicas, é inevitável que os temas sejam pesados. E as duas músicas cujas letras eu mais gosto, ‘The Best of Times’ e ‘The Shattered Fortress’, são temas pessoais sérios e pesados. E, você sabe, essa é uma das razões pelas quais o título do álbum surgiu, ‘Black Clouds & Silver Linings’. O título meio que resume o assunto das letras: temas pesados, sombrios e pessoais, mas toda nuvem tem um lado bom. E você pode olhar para qualquer situação, encontrar algum otimismo e algo com que aprender e crescer", afirmou Portnoy, que deu mais detalhes sobre "The Best Of Times".
"Meu pai estava lutando contra o câncer durante a produção de todo o disco. Portanto, era algo que fazia parte da minha vida e eu estava passando por isso durante a produção do disco. Infelizmente, ele faleceu antes de o disco ser concluído. Mas eu queria escrever uma música que fosse um tributo à nossa vida juntos. Não queria me concentrar nos seis meses de luta contra o câncer e na morte, mas sim nos 41 anos de bons momentos que tivemos antes disso. Escrevi essa música como um tributo a ele e, felizmente, pude tocá-la para ele antes de sua morte. Eu tinha uma versão cantada por mim e a toquei para ele em seu leito, de mãos dadas, e choramos. Foi uma das experiências mais emocionantes de minha vida, mas algo pelo qual serei eternamente grato. Sabe, muitas vezes as pessoas escrevem músicas para seus entes queridos depois do fato [morte]. Mas foi um grande presente poder fazer isso antes de ele falecer e compartilhá-la com ele."
"The Shattered Fortress", outra faixa de "Black Clouds & Silver Linings" escrita por Portnoy, fala sobre a batalha que o baterista travou para se livrar do alcoolismo.
"‘The Shattered Fortress’ é o quinto e último capítulo de uma série de cinco músicas que escrevi nos últimos cinco álbuns do Dream Theater. Estou limpo e sóbrio com a ajuda dos Alcoólicos Anônimos há mais de 10 anos, e os 12 passos da recuperação têm sido uma grande parte da minha vida. Quando fiquei sóbrio, há 10 anos, decidi que queria começar a compor músicas sobre os 12 passos", disse Portnoy, se referindo a "Twelve-step Suite".
"Black Clouds & Silver Linings" encerrou a primeira passagem de Mike Portnoy pelo Dream Theater. O baterista saiu do grupo em setembro de 2010 e foi substituído por Mike Mangini. Treze anos após sua saída, Portnoy retornou ao grupo. Leia mais a seguir.
O Dream Theater se apresentará no Brasil em dezembro de 2024. Leia mais na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
A banda de abertura que fez Ritchie Blackmore querer trocar: "Vocês são atração principal"
Bangers Open Air inicia venda de ingressos para 2027; confira possíveis atrações
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Guns N' Roses supera a marca de 50 shows no Brasil
Astro de Hollywood, ator Javier Bardem fala sobre seu amor pelo Iron Maiden
A maior banda de hard rock dos anos 1960, segundo o ator Jack Black
As 10 melhores músicas que o AC/DC lançou após "Back in Black", segundo a Classic Rock
"Exageraram na maquiagem em nós": Chris Poland lembra fotos para álbum do Megadeth
Fabio Lione publica mensagem emocionante de despedida do Angra: "Para sempre!"
A música do The Police em que Sting se recusou a tocar: "Enterrou a fita no jardim"
A canção que levou o Led Zeppelin a outro patamar; "eu já estava de saco cheio"
Mike Portnoy diz que sonhou muitas vezes com sua volta ao Dream Theater
Shows do Dream Theater no Brasil terão 3 horas de duração
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
A música do Dream Theater que tem elementos de djent, segundo Mike Portnoy
Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
Dream Theater realiza show que será lançado como álbum ao vivo; confira setlist
John Petrucci tinha "pacto" de estudos com John Myung; "Praticar pelo menos 6 horas por dia"
Steve Morse diz que nunca fez um show perfeito, e cita um guitarrista amigo que é capaz disso
Os guitarristas que impressionam John Petrucci: "Como alguém toca guitarra assim?"
A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum, ex-baterista do Guns N' Roses


