Ian Anderson: "Tony Iommi teria mudado radicalmente a música do Jethro Tull"
Por Zé Elias
Postado em 23 de abril de 2021
O líder do JETHRO TULL, Ian Anderson, disse que estava pronto para mudar a abordagem musical de sua banda se o então futuro guitarrista do BLACK SABBATH, Tony Iommi, permanecesse.
Iommi havia se tornado recentemente um membro da banda EARTH antes de passar várias semanas com Anderson em 1968, e depois decidiu voltar atrás. Nunca gravou com o JETHRO TULL, mas fez parte da formação vista no filme "Rock'n'Roll Circus" dos ROLLING STONES.
Ouça aqui a versão remasterizada em 2018 de "A Song for Jeffrey" tocada nesse evento.
Em seguida, o JETHRO TULL começou a trabalhar no segundo álbum, "Stand Up", que começou a definir seu som progressivo. Mas na época, disse Anderson à Planet Rock, a banda estava longe de decidir qual direção tomar. "Fomos colocados no nicho das pequenas bandas de blues com a estranheza de ter uma flauta no meio. Com certeza teria sido muito diferente se Tony tivesse se tornado um membro permanente da banda, por causa de seu estilo musical ser outro."
Em seguida lhe foi perguntado "Você então não chamaria Tony de guitarrista de blues?" e Anderson disse: "Ele não fazia todos aqueles licks e não tocava esse tipo de coisa; era monotônico e era ótimo nisso. Na banda em que ele tocou, EARTH, que mais tarde se tornou BLACK SABBATH, a proposta era outra."
Sobre o caso de Tony Iommi ter ficado, Ian Anderson admitiu honestamente: "Isso teria mudado radicalmente a forma como a música do JETHRO TULL teria evoluído. Teria mudado a maneira como escrevi as músicas do nosso segundo álbum, em 1969. Tony e eu concluímos que o formato das músicas que eu estava trabalhando não era a praia dele."
Anderson se lembra de Iommi como um "cara legal": "Eu me apaixonei por tocar guitarra quando o EARTH tocou com o JETHRO TULL em algum show da faculdade. Pensei: nossa, aquele cara pode ter algo a oferecer. E de fato, ele ofereceu isso ao mundo!"
FONTE: Rockol.it
https://www.rockol.it/news-721650/ian-anderson-jethro-tull-intervista-tony-iommi-black-sabbath
A passagem de Tony Iommi pelo Jethro Tull
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"
Bruno Sutter se pronuncia pela primeira vez sobre fim do namoro com Nyvi Estephan
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Foo Fighters disponibiliza preview de 11 novas faixas em site oficial
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
A banda de metal cujo cantor se disfarçava para não perder o emprego na Petrobras

Jethro Tull: Tony Iommi comenta sua breve passagem pela banda
Ian Anderson revela a única coisa que Tony Iommi fez quando entrou para o Jethro Tull
Geezer Butler revela o verdadeiro motivo que fez Tony Iommi sair do Jethro Tull
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O curioso conselho que Ian Anderson deu para novo guitarrista do Jethro Tull
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
A lição que Tony Iommi aprendeu com o Jethro Tull, segundo Ian Anderson
O guitarrista que Ian Anderson achava limitado, e que deu muito trabalho para Steve Vai


