A afirmação de Gene Simmons que vai irritar Jimmy Page se ele ficar sabendo
Por Bruce William
Postado em 16 de junho de 2024
Gene Simmons é conhecido pelas suas declarações polêmicas. Lá em 2012, por exemplo, o vocalista/baixista fundador do Kiss disse para a Consequence of Sound, dentre várias outras coisas: "Os Ramones tem um Álbum de Ouro na carreira deles. Você sabia que o Chicago tem 22 Álbuns de Platina na carreira deles? Então, um deles tem todo o respeito do mundo: Os Ramones. Mas isto não significa nada. Eles nunca tiveram sucesso, na verdade"(...)"Tem um monte de bandas que tem todo o respeito do mundo e nunca venderam muito. E tem um monte de bandas que não tem tanto respeito e vendem muito. Então, qual é o critério? Um artigo numa revista? Críticos gostando das músicas? Ou as pessoas? As pessoas decidem tudo".

Particularmente ácido neste dia, Gene prosseguiu: "O AC/DC é dez vezes maior do que com o primeiro vocalista. E você gostando ou não, o Van Halen é duas vezes maior com o Sammy Hagar do que com Roth. Então 'você não pode mudar os vocalistas, você não pode mudar os membros originais'. Se você olhar as estatísticas, seria melhor trocar os membros originais. Porque você fica maior".
E uma das afirmações mais famosas e que ele vem repetindo ao longo dos anos é a de que o Rock está morto: "O rock and roll está morto. Eu vou lhe fazer uma pergunta e você decide, ok? De 1958 até 1998, 30 anos, nomeie centenas e centenas de astros do rock. Eu tenho Elvis Presley, The Beatles, The Rolling Stones, Jimi Hendrix, Led Zeppelin... e a lista continua. Mesmo a Motown… Madonna, Prince, Michael Jackson. De 1988 até hoje. Só diga cinco. Você não pode. Novos artistas icônicos. Não. Ninguém. E quanto a isso?", disse Gene em 2014 ao programa Kansas City Live, da KSHB.
Mas nem sempre as falas de Gene são polêmicas em termos gerais, embora possam ser em termos individuais. Como em 2023, quando ele estava falando para a BBC News sobre a morte do lendário Jeff Beck, falecido em janeiro daquele ano, aos 78 anos de idade. "Eu vou te dizer isso, e todos os guitarristas vão te dizer isso. Os clássicos, os grandes, os Claptons, os Jimmy Pages, os Brian Mays, todos talentos incríveis, incríveis. Apenas Jeff Beck tinha a habilidade. A bênção dada por Deus de ser facilmente um ícone no Jazz, no Fusion, no Rock, no Blues, ele podia fazer tudo. Quer ouvir algo clássico? Ouça a versão de Jeff Beck de 'Nessun Dorma' com uma orquestra sinfônica. Se ninguém estiver por perto, você vai chorar", disse Gene, em transcrição feita pela Rock And Roll Celebrities.
E em seguida o baixista do Kiss disse algo que pode ter um certo tom de polêmica: "Antes de existir um Zeppelin, você colocava aquele primeiro disco de Jeff Beck, 'Truth', e depois 'Beck-Ola', o segundo. É simplesmente inegável, nada parecido foi feito antes, durante ou depois. De fato, é justo dizer que o Jeff Beck Group deu início ao Led Zeppelin. Eu ouço isso o tempo todo. Quando ele toca, ao contrário de qualquer outro guitarrista, eu acompanho com a melodia dos solos. Esse é o som da grandeza".
A polêmica, neste caso, reside na opinião de ninguém menos que Jimmy Page, que deixou claro em uma ocasião que não concorda com esta afirmação e que ela, na verdade, faz com que ele perca a paciência: "Eu ficava realmente irritado quando as pessoas comparavam nosso primeiro álbum ao Jeff Beck Group e diziam que eram muito semelhantes conceitualmente. Era um absurdo, completo absurdo. A única semelhança era que ambos saímos dos Yardbirds e ambos adquirimos certos riffs individualmente dos Yardbirds".
Seja como for, Page nutriu um sentimento de amizade por Beck que durou décadas, já que em 2009 ele introduziu o amigo ao Hall da Fama do Rock dizendo que Jeff continuava melhorando ano após ano e deixando cada vez mais os demais guitarristas ficando pra trás, já que eles são "meros mortais".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Postagem indica que Lynyrd Skynyrd pode pintar no Monsters of Rock 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"

A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Katatonia lança versão para "A World Without Heroes", do Kiss
Filhos de líderes do Kiss anunciam o projeto Stanley Simmons
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Gene Simmons repete que nunca bebeu mas tem suas fraquezas; "Eu amo bolo"
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Ace Frehley deixou livro pronto para ser lançado em 2026
Peter Criss, baterista original do Kiss, anuncia detalhes de novo álbum solo
Mike Portnoy está empolgado com relançamento de "Dressed to Kill", do Kiss
Quando Gene Simmons, entediado, pediu pro João Gordo levar ele para um rolê em SP
O motivo pelo qual Paul Stanley não toca mais guitarra desde o fim do Kiss


