Como o Paradise Lost arrumou uma bela dor de cabeça por conta de Charles Manson
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de junho de 2024
A veterana banda inglesa de Gothic Metal Paradise Lost está na ativa há mais de 35 anos e possui uma rica discografia. Dentre todos os trabalhos lançados pelo grupo, há um que merece destaque especial: o clássico "Draconian Times", quinto registro de estúdio do quinteto, lançado no dia 12 de junho de 1995.
Paradise Lost - Mais Novidades
Sucessor do ótimo "Icon", "Draconian Times" é um álbum mais acessível que os primeiros trabalhos do Paradise Lost e mistura elementos de Gothic Rock/Metal e Heavy Metal. O disco apresenta faixas muito interessantes, como "Enchantment", "Hallowed Land", a agitada (!!!) "Once Solemn", "The Last Time" e "Forever Failure".
A última música listada no parágrafo anterior é uma composição extremamente melancólica e arrastada, que lembra o material lançado pelo Paradise Lost em seus primeiros anos de carreira. O guitarrista Greg Mackintosh concedeu entrevista à Metal Hammer em 2021 e falou sobre o processo de composição de "Forever Failure", que começou a ser escrita de maneira incomum.
"A primeira coisa que foi escrita para a música foi o solo, o que é estranho, porque geralmente é a última coisa a ser feita. Costumávamos escrever e gravar em um gravador, geralmente começando com o riff, mas toquei esse solo para Nick [Holmes, vocalista] e ele disse que o lembrava de uma pequena e estranha música como 'I Left A Cake Out In the Rain', de Richard Harris [o título é ‘MacArthur Park]. Se você não a conhece, é uma canção folclórica estranha dos anos 60", afirmou Greg.
"Eu estava tentando escrever essa música de Doom Metal e ele [Nick] estava me empurrando nessa direção mais extravagante, o que ele também estava fazendo no vocal, então acabou se tornando essa... coisa", complementou Mackintosh.
Um dos pontos mais marcantes de "Forever Failure" é a sua introdução, que conta com a fala de Charles Manson. Nascido na década de 1930, Manson se tornou famoso por chefiar um grupo que cometeu assassinatos no final dos anos 1960. Em outros momentos da música, é possível ouvir mais falas do líder da seita conhecida como "Família Manson".
"Tínhamos acabado de assistir a um documentário de Charles Manson, ‘The Man Who Killed the Sixties’, e há uma parte realmente comovente em que ele resume todo o documentário e achamos que deveríamos usá-la. Eu não tinha ideia de que seria tão difícil de conseguir, mas conseguimos e a colocamos na música", contou Greg.
A ideia de colocar falas de Charles Manson no decorrer de "Forever Failure" rendeu uma bela dor de cabeça ao Paradise Lost.
"O que não sabíamos é que, para colocar [as falas]na música, tínhamos que pagar às famílias de suas vítimas os royalties da música. E estamos fazendo isso desde então.
Nosso empresário na época não ficou muito feliz com isso. Houve um pouco de discordância aqui e ali, mas, mesmo com toda a burocracia, Nick realmente queria usar [as falas]. Para ser justo, não poderíamos ter usado mais nada daquele documentário porque era tudo uma loucura!", relembrou o guitarrista do Paradise Lost.
"Draconian Times" pode ser ouvido via Spotify. O álbum foi gravado por Nick Holmes (vocal), Greg Mackintosh (guitarra), Aaron Aedy (guitarra), Steve Edmondson (baixo) e Lee Morris (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Dee Snider não sabe se está sendo "corajoso ou estúpido" ao reunir o Twisted Sister
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
Ian Anderson revela a única coisa que Tony Iommi fez quando entrou para o Jethro Tull
Ninguém é perfeito: os filhos "bastardos" de pais famosos
A banda que ajudava Renato Russo a sair da tristeza: "Era sobre encontrar propósito"

O disco autointitulado que Metal Hammer considera o pior de lendária banda de gothic metal
"Arrumaram um balde para eu não vomitar no carpete do Ozzy", lembra Nick Holmes
Vocalista relembra vinda do Paradise Lost ao Brasil com Ozzy Osbourne
A icônica banda de heavy metal que recusou baterista por conta da cor da bateria
5 discos lançados em 1993 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Paradise Lost paga royalties para famílias de vítimas de Charles Manson até hoje



