A regra sagrada que o Rush sempre se recusou a quebrar, segundo Geddy Lee
Por André Garcia
Postado em 15 de junho de 2024
De Beatles e Rolling Stones a Pink Floyd e Queen, passando por Green Day e Nirvana, é comum as bandas contarem com o reforço de músicos contratados em seus shows. Mas tem também aquelas para quem é questão de orgulho dar conta do recado sem a adição de músicos, como o Rush.
Ao longo da segunda metade da década de 70, a música do Rush foi crescendo cada vez mais: tanto em termos de duração quanto complexidade. E também em termos de quantidade de instrumentos utilizados, já que era constante a busca por novas possibilidades sonoras.
Apenas na música "Xanadu" apenas os três tocavam mais de 10 instrumentos ao vivo: Alex Lifeson tocava guitarra de 6 e 12 cordas; Geddy Lee além de cantar tocava baixo, guitarra e teclado; Neil Peart tocava bateria, é claro, mas também um set de cencerros, sinos tubulares, lira vertical, sinos-de-vento… e mais alguns outros instrumentos de percussão que é até difícil encontrar o nome em português — como o bell tree.
Quem mais sofria com isso era Geddy, que se via nos palcos tendo que cantar enquanto tocava linhas de baixo complexas e ainda tocar teclado com as mãos ou sintetizador com os pés. No estúdio, ele trabalhava dobrado com o acúmulo de funções.

"Todo ensaio eu gritava 'Não consigo fazer isso!'", disse ele certa vez, segundo a Far Out Magazine quando a banda ainda estava na ativa, "mas parecia errado ter outro cara no palco com a gente. A gente conversava sobre essa possibilidade o tempo todo — e ainda conversa até hoje! —, mas é uma zona proibida. Não rola."
Em outra entrevista, esta após a morte de Neil Peart, para a publicação judaica Heeb ele corroborou: "[Contratar um quarto membro no Rush] sempre entra na discussão, e sempre que saímos em turnê dizemos, 'Não, não podemos ter outro cara no palco; ele poderia estragar a química'. Mas quando entramos no estúdio para gravar, vejo aquela cacetada de trabalho extra [acumulando três funções], aí começo a pensar nessa possibilidade de novo."
Outra banda que também resistiu bravamente a contratar músicos adicionais foi o Led Zeppelin. Em entrevista para a Trouser Press, em 1977, Jimmy Page falou sobre músicas tão complexas que o Led Zeppelin simplesmente deixava de tocar ao vivo porque não conseguia: "Quando Ronnie Wood e Keith Richards vieram nos ver, Keith falou: 'Você tem que arrumar outro guitarrista, você está caminhando a passos largos para ser o guitarrista mais sobrecarregado do pedaço.' Às vezes eu bem que adoraria ter um outro guitarrista, mas isso não cairia bem aos olhos do público..."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Após mais de 40 anos de parceria, guitarrista do NOFX processa baixista e vocalista
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush


O desconhecido baterista que jamais será esquecido, segundo Neil Peart do Rush
De Neil Peart a Ozzy: 10 ícones do rock e do heavy metal que faleceram nos anos 2020
A música do Rush que mudou a forma como Kirk Hammett toca guitarra
O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
O "músico mais talentoso" com quem Geddy Lee do Rush já trabalhou: "Teimosamente determinado"
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
O pior momento do Rush, segundo Neil Peart; "não dava nem pra pagar a equipe"
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
A música do Rush que Geddy Lee diz ser "dolorosa" de ouvir


