Os dois álbuns do The Cure que seu vocalista lançou certo de que seriam o último
Por André Garcia
Postado em 07 de junho de 2024
Robert Smith é o fundador, líder, guitarrista, vocalista, compositor e personificação do The Cure. Bipolar que só, ele em diversos momentos alternou entre o amor e o ódio por ela, e em mais de uma ocasião ele tentou deliberadamente acabar com ela.
Cure - Mais Novidades
Felizmente, jamais conseguiu; e assim, até hoje a maior banda de rock (ou pop?) gótico do mundo segue na ativa. Inclusive passou pelo Brasil no final do ano passado no Primavera Sounds.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, na biografia Never Enough: The Story of The Cure Smith confessa ter lançado dois álbuns certo de que fecharia o caixão do Cure, que finalmente descansaria em paz: "Pornography" e "Bloodflowers".
Lançado em 1982, "Pornography" sucedeu o depressivo "Seventeen Seconds" (1980) e o mais depressivo ainda "Faith" (1981). Farto do que a banda havia se tornado, o vocalista resolveu encerrar aquela jornada com um colapso, um perturbador mergulho no fundo do poço.
"Eu tinha duas opções na época: desistir totalmente ou gravar um disco para tirar aquilo de mim. Eu realmente pensei que era o fim da banda; eu tinha toda a intenção de sair. Eu queria fazer um disco que fosse o 'foda-se' definitivo, e depois cair fora."
Lançado em 2000, "Bloodflowers" foi um renascimento para o The Cure, que precisava desesperadamente deixar para trás seu antecessor, "Wild Mood Swings" (1996) — amplamente considerado seu pior disco. Chamou atenção nele seu clima sereno bucólico com faixas longas e introduções extensas.
"Eu tinha toda a intenção de que Bloodflowers fosse o último disco do Cure: para mim, seria fantástico terminar com a melhor coisa que já fizemos. Mas eu não estava certo se a gente ia conseguir fazer aquilo."
Em 2000 o The Cure lançou um dvd ao vivo tocando na íntegra em Berlin a trilogia "Pornography", "Desintegration" e "Bloodflowers" — considerada por Robert Smith a síntese a banda. Foi, aliás, ao assistir na televisão eles tocando "Fascination Street" nessa apresentação o que me fez começar a ouvir eles:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Iron Maiden na fase Bruce que ganharam versões oficiais com Blaze
Crypta oficializa Victoria Villarreal como sua nova guitarrista
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
Fãs chamaram Sepultura de "vendidos" na época de "Morbid Visions", segundo Max Cavalera
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização
A música que deixou seu autor constrangido e se tornou um grande hit dos anos 90
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
Por que o nome do Trivium não faz sentido, segundo ex-integrante da banda
In Flames faz primeiro show de sua turnê sul-americana; confira setlist
A lendária banda de thrash metal que os integrantes do Metallica iam assistir nos anos 80

A música que Robert Smith fez para deixar de ser gótico, e afastar parte dos fãs do The Cure
A banda que Robert Smith ignorou conselho da esposa e detonou: "É um completo idiota"
O músico que era o oposto de Jimi Hendrix e serviu de referência ao The Cure
As 20 melhores músicas dos anos 2020, de acordo com o Ultimate Classic Rock
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Robert Smith revela o guitarrista que o fez deixar de querer ser jogador de futebol


