A música do The Cure tão depressiva que seu vocalista Robert Smith não queria cantar
Por André Garcia
Postado em 05 de setembro de 2025
Fundador, líder, guitarrista, vocalista e compositor do The Cure, Robert Smith escreveu seu nome na história do rock britânico nos anos 80. Seguindo os passos de Joy Division e Siouxsie & The Banshees, foi um dos pioneiros do post punk, gênero que levou ao mainstream misturando o colorido cinismo pop com a sombria melancolia do gótico.
Cure - Mais Novidades
Smith é famoso por ter escrito algumas das mais depressivas canções daquela década (e também algumas das mais alegres). Ao longo dos anos, com quem brinca sozinho num balanço, oscilou bipolarmente entre os extremos do espectro do humor. Da perspectiva do astral, o ponto baixo do The Cure foi "Faith" (1981) e "Pornography" (1982).
Apesar disso, a música que o vocalista considerava tão deprê que nem queria gravar foi "There Is No If…", do "Bloodflowers" (2000).
Segundo a SongFacts, em entrevista de 2000 para a Pulse Smith relembrou:
"Acho que a única música realmente deprimente no álbum é 'There Is No If', porque nessa realmente não há saída — tudo dá errado e depois você morre. Originalmente, eu não queria essa música no álbum, e relutava até mesmo em cantá-la, mas os outros membros da banda realmente queriam incluí-la. Normalmente, eu ignoro os votos quatro para um (tão sem sentido nesta banda quanto em qualquer ditadura), mas todos que ouviram a música gostaram muito dela."
Confirma "There Is No If" abaixo com legendas em português:
Narrando os últimos momentos de um amor trágico, essa música me lembra Romeu e Julieta. Quem sou eu para discordar de Robert Smith quando o assunto é The Cure, mas creio que tem músicas mais deprê que essa. "All the Cats Are Grey", "Funeral Party" e "If Only Tonight We Could Sleep", por exemplo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
O clássico do thrash metal que deve ser ouvido do início ao fim, segundo Scott Ian
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
Revista Veja Rio diz que bandas de rock não conseguem lotar o Rock in Rio: "Flopou"
Shaman atualiza redes sociais e fãs especulam novidades: "Outro vocal?"
Os dois integrantes que não aguentaram a vida no Kiss, segundo Gene Simmons
A letra cruel que Slash tentou fazer Axl Rose mudar antes de sair no disco do Guns N' Roses
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Último show do Sepultura sofre mudança de local
A banda de abertura que engoliu o Kiss e fez Regis Tadeu se apaixonar na hora
Eric Clapton abre turnê resgatando música que não tocava há mais de 50 anos
King Diamond fala sobre saída do guitarrista e produtor Andy LaRocque
O disco do Megadeth que tem algumas das melhores músicas do metal, segundo Scott Ian
Stage Tour - game sucessor de Guitar Hero revela metade do setlist prometido
A banda "fantástica" que David Bowie temia que fosse esquecida pelo público

As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Baixista se afasta do The Cure devido a problema de saúde e é substituído por filho
Rolling Stones disponibilizam duas novas músicas, "Jealous Lover" e "Divine Intervention"


