Mike Portnoy "saiu" do Dream Theater por poucos dias no final dos anos 1990
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de junho de 2024
A lendária banda Dream Theater é a maior lenda da história do Metal Progressivo e lançou discos inesquecíveis. Um desses trabalhos é o álbum conceitual "Metropolis, Pt. 2 - Scenes From A Memory", que foi lançado em outubro de 1999 e conta uma história intrigante.
Não é exagero afirmar que "Scenes From A Memory" salvou a carreira do Dream Theater, que vivia um período conturbado na segunda metade da década de 1990. O grupo cedeu aos apelos da gravadora Elektra e começou a investir em uma sonoridade mais acessível do que a apresentada nos clássicos "Images And Words" (1992) e "Awake" (1994).
Dream Theater - Mais Novidades
A mudança sonora do Dream Theater pode ser ouvida em "Falling Into Infinity", álbum que está longe de ser ruim, porém, não rendeu bons frutos à banda. Pelo contrário, o disco em questão quase aniquilou o grupo.
"A Elektra controlava completamente a banda naquela época - eles quase a destruíram", afirmou o baterista e membro fundador Mike Portnoy, durante entrevista concedida à revista Prog, publicada originalmente em 2019.

E por falar em Mike Portnoy, ele não estava tão feliz com os rumos do Dream Theater na época de "Falling Into Infinity". Na mesma entrevista acima citada, o baterista disse que chegou a picar a mula do grupo.
"Para mim, o Dream Theater havia chegado ao ponto de fazer ou morrer. Durante a turnê de ‘Falling Into Infinity’, decidi deixar a banda - e o fiz por alguns dias. Estávamos na Finlândia e, basicamente… Não vou falar sobre tudo isso novamente, mas estávamos passando por momentos incrivelmente difíceis. Resumindo a história, a única maneira de colocar o Dream Theater de volta nos trilhos era recuperar o controle de quase todas as facetas da banda", declarou o baterista.
O guitarrista John Petrucci, que também é um dos fundadores da história, tem outra versão da história.
"Tudo isso é uma área um pouco cinzenta. Mike estava frustrado com muitas coisas que estavam acontecendo, mas ele nunca se sentou e disse à banda que estava saindo. Não foi como na vez em que ele saiu [em 2010]; talvez isso estivesse na mente de Mike, mas ele nunca oficializou", relatou Petrucci, que também falou sobre a produção de "Falling Into Infinity".
"Houve muita frustração - para todos nós, embora eu não diria que o Dream Theater esteve perto de se separar naquele momento. Mas, você sabe, a perspectiva de cada um é diferente. Por exemplo, Mike odiava fazer alterações nas músicas quando trabalhamos com [o produtor] Kevin Shirley em ‘Falling Into Infinity’, e também a maneira como o disco foi produzido. Ele se ressentia do fato de eu ter passado um dia trabalhando nas músicas com Desmond Child. Não quero tirar nada do ponto de vista do Mike, mas eu não via as coisas dessa forma. Eu adorava o Kevin Shirley. E, independentemente do fato de trabalhar ou não com um compositor como Desmond ter sido a coisa certa a fazer, eu me diverti muito e foi uma experiência útil."
No fim das contas, Portnoy ficou no Dream Theater e gravou um dos trabalhos mais aclamados do grupo norte-americano.
"Durante as sessões de ‘Falling Into Infinity’, decidimos finalmente fazer o que os fãs haviam nos implorado desde ‘Images And Words’, que era escrever a parte dois de ‘Metropolis’, uma música daquele álbum. Eu, John Petrucci, John Myung e Derek [Sherinian, tecladista do Dream Theater entre 1994 e 1999] escrevemos um grande épico de 20 minutos, embora não tivesse letra nem vocais, mas dentro da estrutura da música muitos momentos entraram no disco final de uma forma ou de outra, incluindo ‘Overture 1928’, ‘Strange Déjà Vu’, ‘The Dance Of Eternity’ e ‘One Last Time’", relembrou Portnoy, citando títulos das faixas de "Scenes From A Memory".
Após o lançamento de "Scenes From A Memory", o Dream Theater voltou aos eixos e trilhou caminhos tranquilos até 2010, quando Portnoy realmente deixou a banda e foi substituído por Mike Mangini. Portnoy ficou longe do Dream Theater até outubro de 2023, quando o grupo anunciou o seu retorno.
O Dream Theater fará três apresentações no Brasil em dezembro. Leia mais na nota abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
4 músicas de heavy metal que têm exatamente 4min44 de duração
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A grande lição do documentário sobre Paul Di'Anno, segundo seu diretor
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
Resenha - Ten Years After - Marenna
Robb Flynn levava uma "vida louca" nos primeiros anos de carreira do Machine Head
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
Ian Anderson, do Jethro Tull, conta por que recusou convite para conhecer Elvis Presley
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
John Petrucci, do Dream Theater, conta como foi trabalhar com o hitmaker Desmond Child
Shows do Dream Theater no Brasil terão 3 horas de duração
Jordan Rudess (Dream Theater) faz vídeo com IA, é detonado por fãs e bloqueia comentários
A ideia que Mike Portnoy "roubou" dos Beatles e foi inserida no maior sucesso do Dream Theater
Mike Portnoy celebra os 34 anos de "Images and Words", clássico do Dream Theater
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
As 100 maiores músicas da história do heavy metal, segundo a Rolling Stone
Seis músicos que não fazem mais parte das bandas que fundaram


