A música que John Lennon disse que todos entenderam errado: "Nada a ver com socialismo"
Por André Garcia
Postado em 04 de junho de 2024
A fase politicamente engajada de John Lennon chegou ao auge em 1971, com os hinos "Imagine", "Happy Xmas (War Is Over)" e "Power to the People". Aquilo foi a culminação de algo que ele já havia iniciado em seus últimos anos de Beatles, com "Revolution".
Em 1970 ele lançou "Working Class Hero" — uma balada folk melancólica que retrata a existência de um trabalhador em um sistema feito para explorá-lo.
Por ser o país onde no século XIX teve origem a revolução industrial (que moldou o mundo em que vivemos hoje), a Inglaterra foi o primeiro país a ter uma massa tanto de trabalhadores tradicionais quanto de operários. Ambos acabaram unificados como a working class — classe trabalhadora.
Graças à visão política socialista de Lennon, o público não pensou suas vezes antes de relacionar sua letra à visão política socialista de seu autor. Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para a Rolling Stone ele negou isso.
"['Working Class Hero'] não tinha nada a ver com socialismo. Tinha a ver com 'Se você quiser fazer essa jornada e chegar onde estou, e é isso o que você será'. Porque tenho sido bem-sucedido como artista, e fui feliz e infeliz."
Na Inglaterra, "Working Class Hero" não foi um clássico instantâneo, e inicialmente virou notícia pelo fato de ter sido banida das rádios por conta do palavrão fucking no verso que diz "Até que você esteja tão f*dido da cabeça que não consiga seguir as regras deles".
Em outra entrevista também para a Rolling Stone, Lennon foi questionado se aquilo foi algo premeditado para causar controvérsia.
"Não, coloquei [aquela palavra] porque encaixava. Nem percebi que tinha ela duas vezes na música até que alguém me disse. Você diz fucking crazy, é assim que eu falo. Passei muito perto disso [incluir um palavrão na música] muitas vezes no passado, mas intencionalmente não coloquei, o que é uma verdadeira hipocrisia, uma verdadeira estupidez."
Uma crítica que o ex-beatle recebeu com essa música foi a de que ele estava tentando imitar Bob Dylan — assim como já havia acontecido em 1965 com "You've Got To Hide Your Love Away". "Qualquer um que cante com um violão sobre algo pesado tenderia a soar assim", minimizou ele, "mas ela não soa como Dylan para mim. Soa como Dylan para você?"
Ainda na mesma entrevista, o cantor disse que "God" e "Working Class Hero" eram "provavelmente as melhores" do disco "Plastic Ono Band".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps