Jogo de guerra faz uso da voz de Lemmy Kilmister emulada com inteligência artificial
Por André Garcia
Postado em 31 de julho de 2024
O jogo World of Tank pegou os fãs de rock pesado de surpresa ao anunciar ter trabalhado em parceria com o Motörhead para digitalizar a voz de Lemmy Kilmister. Falas com a inconfundível voz rouca do baixista foram emuladas por inteligência artificial e utilizada em um evento virtual.
Confira no trailer abaixo como ficou essa brincadeira.
Se você em algum momento nos últimos 10 anos se ligou no mundo dos games, certamente já foi alcançado pelos anúncios irritantes de alguma versão do World of Tanks. Para quem não sabe, se trata de um game multiplayer online freemium onde você gasta dinheiro real para comprar veículos, armas e itens consumíveis que te dão vantagens nas batalhas e cosméticos.
A versão de console, World of Tanks Modern Armour, disponível para Playstation 4 e 5 e XBox Series X/S e One. Esse jogo possui um festival chamado Metal Fest (que é um conteúdo pago, claro), onde ícones do rock como os mascotes Eddie (Iron Maiden), Vic Rattlehead (Megadeth) e Snaggletooth (Motörhead).
Este ano, de 30 de julho a 20 de agosto, o evento vai contar com a imagem de Rob Zombie e Lemmy Kilmister — não só a imagem por meio de avatares 3D como também a voz! No caso de Rob, que está vivo, isso não foi problema; mas Lemmy está morto há anos.
Só que a morte deixou de ser impedimento para empresas milionárias hoje em dia, então os desenvolvedores do jogo usaram inteligência artificial para simular a voz de Lemmy. Conforme publicado pela Guitar, o diretor de áudio do jogo comentou: "Para Lemmy, era óbvio que o uso da voz de alguém com a voz parecida não teria sido autêntico o bastante. Por isso, colaboramos com a banda para criar uma emulação com inteligência artificial da voz de Lemmy, com base em amostras de voz originais de seus arquivos privados, incluindo entrevistas e gravações brutas. A tecnologia atual nos permitiu ter Lemmy totalmente integrado ao jogo."
Acredito que você, assim como eu, não joga (e nem vai jogar) esse jogo, mas mesmo assim fica a pulga atrás da orelha: será que um dia teremos o desgosto de ter um "novo" álbum do Motörhead com voz gerada por inteligência artificial? Se isso acontecer, Lemmy só não vai se revirar no túmulo porque escolheu ser cremado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rodolfo Abrantes diz que vendeu direitos autorais de músicas que gravou com o Raimundos
Após detenção, João Gordo ironiza caso com "notícia falsa" no Instagram
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
João Gordo é detido em aeroporto após PF encontrar pequenas porções de drogas
Ex-Ozzy e Black Sabbath, baterista sabia que tocaria com os gigantes
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Ticketmaster detalha taxa de serviço e critica projeto de lei que limita cobrança
O clássico dos Titãs que Nando Reis confessa que queria ter composto: "Considero uma joia"
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Como era a divisão financeira de direitos autorais no Raimundos, segundo Digão



O clássico do metal que fez a cabeça do jovem Phil Campbell (e o assustou)
O disco ao vivo que fez Phil Campbell querer tocar guitarra - e foi poupado por ladrão
Phil Campbell tietou Lemmy Kilmister quando era jovem - e anos depois, foi parar no Motörhead
A única música do Motörhead que Lemmy Kilmister achava ruim
Vocalista do Opeth homenageia o "subestimado" Phil Campbell; "Ele fará muita falta"
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
O dia que Phil Campbell viu Lemmy Kilmister chapadão cuidando do jardim na madrugada
O presente estranho que Lemmy Kilmister deu para produtor do disco "Inferno"
O dia que Lemmy Kilmister destruiu equipamento caríssimo com um sanduíche
Motörhead: o que Lemmy dizia a quem não queria cheirar cocaína com ele


