O riff do Black Sabbath favorito de Eddie Van Halen, segundo seu filho Wolfgang
Por André Garcia
Postado em 13 de julho de 2024
Em 1975 três dos maiores astros pop da Inglaterra — John Lennon, Elton John e David Bowie — mergulharam de cabeça na soul music. Daquele encontro saiu um novo tipo de música, feita para embalar as pistas de dança.
Conforme dominava as boates mais quentes dos Estados Unidos, aquilo foi ganhando proporção até que 1978 chegou a seu auge como a disco music. Se no underground só dava punk rock, no mainstream a disco passou como um rolo compressor. Basta ver o top 3 do ano: Bee Gees ("Stayin' Alive"), Rod Stewart ("Da Ya Think I'm Sexy?") e The Trammps ("Disco Infemo").
Mais que isso, a disco transcendeu as pistas de dança e emplacou também no cinema com um dos maiores musicais da década, Grease (Nos Tempos da Brilhantina).
Alheio a tudo aquilo, o Black Sabbath promovendo "Never Say Die!" fazia aquela que seria a última turnê da formação original antes da saída de Ozzy Osbourne. E na perna europeia, por 23 shows em 25 dias a banda de abertura foi o emergente Van Halen, então promovendo seu álbum de estreia.
A excursão deixou ótimas recordações nos membros de ambas as bandas, e inclusive seu início a à amizade entre os guitarristas Tony Iommi e Eddie Van Halen — que durou até a morte do segundo.
Em 2023 Black Sabbath e Van Halen voltaram a ter seus caminhos cruzados no programa The Power Hour (da AXS TV), onde os apresentadores Matt Pinfield, Caity Babs e Josh Bernstein receberam Wolfgang Van Halen e Geezer Butler. No decorrer do bate-papo, Wolfie (como era chamado pelo pai) revelou qual era o riff do Black Sabbath favorito dele:
"'Into the Void' tem um dos maiores riffs de todos os tempos. Sempre foi o riff de vocês favorito do meu pai. Eu sei que ele era muito próximo de Tony [Iommi]".
"A gente adorava seu pai", respondeu Butler, "ele era um cara legal. Aquela turnê que fizemos com o Van Halen foi uma das melhores que já fizemos."
A seguir, ele revelou qual era o efeito colateral mais positivo de dividir o palco com o Van Halen:
"Era fantástico, porque eles foram o primeiro tipo de banda de metal com uma imagem que as garotas curtiam. Quem costumava ir nos ver eram os motoqueiros, você olhava e 99% de plateia era homem. Aí quando começamos a fazer turnê com Van Halen era 50% mulher!"
Os irmãos Eddie e Alex Van Halen eram tão fanáticos pelo Black Sabbath que um dos nomes que eles cogitaram fortemente para a banda ao invés de seu sobrenome foi Rat Salad.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps