Dois anos após morte de baixista do ZZ Top, seu substituto ainda não se sente no posto
Por Bruce William
Postado em 11 de julho de 2024
Em 28 de julho de 2021 fomos surpreendidos com a notícia do falecimento de Dusty Hill, baixista do ZZ Top. Naquele dia a banda, representada por Billy Gibbons (voz e guitarra) e Frank Beard (bateria), emitiu a seguinte nota oficial.
ZZ Top - Mais Novidades
"Estamos tristes com a notícia de que nosso compadre, Dusty Hill, faleceu enquanto dormia em sua casa em Houston, Texas. Nós, junto com legiões de fãs do ZZ Top ao redor do mundo, sentiremos falta de sua presença constante, de sua personalidade amigável e do compromisso duradouro de oferecer o fundo monumental ao 'Top'. [...] Você fará muita falta, amigo".
Não foi divulgada oficialmente a causa da morte do baixista, que estava com 72 anos de idade. Alguns meses mais tarde, Billy Gibbons comentou que ele vinha passando por problemas físicos: "Não é segredo que, nos últimos anos, ele teve uma queda muito complicada, com um ombro quebrado, seguido de um quadril quebrado. E ele teve alguns problemas com algumas úlceras. Então, ele se esforçou muito para se manter em forma. Fez o melhor que pôde. [...] Estou feliz que agora ele esteja em paz".
Dois dias depois da morte de Dusty, o ZZ Top se apresentou no Anfiteatro de Tuscaloosa, no Alabama, acompanhado por Elwood Francis, técnico de guitarra da banda há mais de 20 anos. O vocalista Billy Gibbons apresentou Elwood Francis para substituir Hill na turnê. Desde então, Francis se tornou o substituto permanente de Hill, mas em uma nova entrevista à Guitar World, em pauta organizada pela Brave Words, ele revelou que ainda acha toda a experiência "estranha" e se sente desconfortável em substituir Hill.
"Quando comecei a fazer isso, Dusty estava apenas doente e iria para casa por algumas semanas. Era algo completamente diferente, eu estava apenas dando uma ajuda, não tinha que me preocupar com o peso da coroa porque estava apenas ajudando", diz Elwood. "Fizemos alguns shows quando Dusty faleceu, e nessa época, eu não diria que estava confortável, pois ainda não me sinto totalmente confortável. Mas eu tinha um pedaço de papel no riser para os dois primeiros shows se eu tivesse algum problema, e no terceiro show, eu me livrei disso e simplesmente fiz o show. É simplesmente muito estranho. Dusty é o baixista deles. Eu não sou o baixista. Não estou na banda. Nunca estarei na banda. Eu não deveria estar na banda. O posto é do Dusty. Claro, continuarei tocando com eles, mas é uma coisa muito estranha", conclui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Austrália: da terra do AC/DC, 3 bandas que você precisa ouvir
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
Ex-membros de Primal Fear e Gamma Ray formam nova banda, Fearless V
Wacken Open Air confirma 50 primeiras atrações para 2027
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
Canhão do palco cai do lado e assusta Brian Johnson durante show do AC/DC em Las Vegas



13 bandas que sobreviveram por mais de 40 anos sem separar, segundo a Loudwire
O cover do ZZ Top que o Van Halen tocou pela última vez no Brasil


