Dois anos após morte de baixista do ZZ Top, seu substituto ainda não se sente no posto
Por Bruce William
Postado em 11 de julho de 2024
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
Em 28 de julho de 2021 fomos surpreendidos com a notícia do falecimento de Dusty Hill, baixista do ZZ Top. Naquele dia a banda, representada por Billy Gibbons (voz e guitarra) e Frank Beard (bateria), emitiu a seguinte nota oficial.
ZZ Top - Mais Novidades
"Estamos tristes com a notícia de que nosso compadre, Dusty Hill, faleceu enquanto dormia em sua casa em Houston, Texas. Nós, junto com legiões de fãs do ZZ Top ao redor do mundo, sentiremos falta de sua presença constante, de sua personalidade amigável e do compromisso duradouro de oferecer o fundo monumental ao 'Top'. [...] Você fará muita falta, amigo".
Não foi divulgada oficialmente a causa da morte do baixista, que estava com 72 anos de idade. Alguns meses mais tarde, Billy Gibbons comentou que ele vinha passando por problemas físicos: "Não é segredo que, nos últimos anos, ele teve uma queda muito complicada, com um ombro quebrado, seguido de um quadril quebrado. E ele teve alguns problemas com algumas úlceras. Então, ele se esforçou muito para se manter em forma. Fez o melhor que pôde. [...] Estou feliz que agora ele esteja em paz".
Dois dias depois da morte de Dusty, o ZZ Top se apresentou no Anfiteatro de Tuscaloosa, no Alabama, acompanhado por Elwood Francis, técnico de guitarra da banda há mais de 20 anos. O vocalista Billy Gibbons apresentou Elwood Francis para substituir Hill na turnê. Desde então, Francis se tornou o substituto permanente de Hill, mas em uma nova entrevista à Guitar World, em pauta organizada pela Brave Words, ele revelou que ainda acha toda a experiência "estranha" e se sente desconfortável em substituir Hill.
"Quando comecei a fazer isso, Dusty estava apenas doente e iria para casa por algumas semanas. Era algo completamente diferente, eu estava apenas dando uma ajuda, não tinha que me preocupar com o peso da coroa porque estava apenas ajudando", diz Elwood. "Fizemos alguns shows quando Dusty faleceu, e nessa época, eu não diria que estava confortável, pois ainda não me sinto totalmente confortável. Mas eu tinha um pedaço de papel no riser para os dois primeiros shows se eu tivesse algum problema, e no terceiro show, eu me livrei disso e simplesmente fiz o show. É simplesmente muito estranho. Dusty é o baixista deles. Eu não sou o baixista. Não estou na banda. Nunca estarei na banda. Eu não deveria estar na banda. O posto é do Dusty. Claro, continuarei tocando com eles, mas é uma coisa muito estranha", conclui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Motörhead se manifesta sobre a morte do guitarrista Phil Campbell
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows
A banda de metal extremo brasileira que teve camarim no Rock in Rio invadido por Thiago Lacerda
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
O cantor que impressionou Mayara Puertas no Rock in Rio por ser altão: "Tenho quase 1,70"

O guitarrista que foi a ponte entre Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaughan
A banda dos anos 80 que Jimmy Page disse definir "o que é rock'n'roll"
4 hits de 85 que tem tanto solos quanto riffs inesquecíveis, segundo a American Songwriter
31 discos de rock e heavy metal que completam 50 anos em 2026


