A música de Marisa Monte que Nando Reis achou que "era muito Led Zeppelin"
Por Bruce William
Postado em 03 de fevereiro de 2024
No livro "Letra, Música e Outras Conversas", de Leoni, o cantor, compositor e produtor Nando Reis fala sobre "Enquanto Isso", uma das músicas que ele compôs para Marisa Monte que a cantora lançou no álbum "Verde, anil, amarelo, cor-de-rosa e carvão", de 1994.
"Na casa da Marisa, comecei a fazer aquele riff" diz Nando, falando em seguida sobre aspectos técnicos da afinação, e explicando logo depois de onde ele tirou aquelas ideias: "Era fascinado pelo Jimmy Page, pelo Led Zeppelin, pelas mudanças de afinação das músicas deles e pela possibilidade de, através disso, encontrar intervalos inesperados, diferentes. Com essa afinação aleatória fiz muitas músicas, gravei algumas do disco. Fiz umas quatro ou cinco e essa foi a primeira delas. Era muito Led Zeppelin. Fiquei até com medo de ser plágio. Mas as melodias da Marisa levaram para outro rumo. Afinal o rock'n'roll tem milhares de riffs semelhantes".
E em um vídeo que Nando publicou no youtube ele comenta novamente a inspiração: "E vinha tocando, comecei a fazer uma levada que é bastante, digamos, 'inspirada' em 'That's The Way' do Led Zeppelin", diz Nando, que em seguida, com um sorriso maroto, emenda: "Talvez eu até estivesse tocando 'That's The Way'. Provavelmente não" diz, cortando e passando a falar sobre a letra, explicando que ela aborda a fascinação pela ideia de poder sobrevoar a Terra, testemunhando diferentes lugares e momentos simultaneamente, e que foi inspirada na capacidade fictícia que o Super-Homem possui, explorando a diversidade de atividades e eventos que acontecem em diferentes partes do mundo ao mesmo tempo, refletindo e fazendo um paralelo sobre a complexidade e a beleza da vida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps