O riff que influenciou Slash quando jovem, mas ele nem fazia ideia do que era
Por Bruce William
Postado em 04 de julho de 2024
Muitos acreditam que músicos têm um conhecimento enciclopédico de álbuns e canções de outros artistas, mas essa não é sempre a realidade. Embora a paixão pela música os impulsione, o tempo dedicado à criação, gravação, turnês e vida pessoal pode limitar sua exposição a novas músicas e até mesmo a clássicos de outros gêneros. Além disso, muitos músicos têm gostos específicos e preferências que não abrangem toda a diversidade musical existente.
Slash - Mais Novidades
Um bom exemplo disso são histórias envolvendo Slash, que mesmo sendo um ícone do rock só descobriu algumas influências importantes mais tarde em sua carreira. Assim, ser um músico talentoso não implica necessariamente conhecer profundamente o trabalho de outros artistas, pois a dedicação à própria arte pode restringir a absorção de novas referências musicais.
Uma dessas histórias foi revelada pelo guitarrista quando a revista francesa L'Obs pediu que ele revelasse quais os três solos de guitarra favoritos, e Slash elegeu "Whole Lotta Love" do Led Zeppelin e outras duas canções que ele não sabe quem são os guitarristas que estão solando.
"Existem muitos solos realmente importantes, mas um dos solos que realmente me inspirou foi uma música chamada 'Blinded By The Light', feita por Manfred Mann. E há um solo nessa música que é realmente épico em sua estrutura, na forma como entrou na música e tudo mais. Isso seria algo que muitas pessoas provavelmente não esperariam", disse Slash, que escolheu também outra música desconhecida dos anos setenta: "Baker Street" de Gerry Rafferty: "Este é outro solo épico dos anos setenta que faz parte da grande estrutura da música. Mas sobre esses dois solos, eu não sei quem eram os guitarristas", confessa.
Outra canção que faz parte da vida de Slash e que ele não sabia quem estava solando é "Oh Well" do Fleetwood Mac, que ele regravou em seu mais recente álbum solo, "Orgy of the Damned", contando com a participação do cantor country Chris Stapleton: "Tenho memórias muito específicas dessa música quando morava em LA e tinha 13 anos. Estava realmente descobrindo a música por mim mesmo porque fui criado com a música dos meus pais, que era realmente incrível. Mas quando você começa a se tornar adolescente, começa a se identificar com suas próprias coisas. Eu estava ouvindo a estação de rádio kBT — que era a grande estação na época - e lembro de ouvir essa música, 'Oh Well'", disse o guitarrista, em transcrição feita pela Ultimate-Guitar.com.
Daí ele faz a curiosa revelação que, mais uma vez, não sabia quem estava ali solando: "Eu nem sabia quem era na época. Só lembro de ouvir a música e era ótima. Eu amava a letra, amava o riff, e isso meio que sempre ficou comigo. Com o tempo, comecei a aprender sobre o Fleetwood Mac original, e quando comecei a tocar, claro, Peter Green se tornou um dos meus grandes guitar heroes", disse Slash.
Inclusive há uma guitarra que pertenceu a Peter e que hoje está nas mãos de Kirk Hammett que seria objeto de desejo de Slash, mas ele reconhece que o guitarrista do Metallica tem um apreço muito grande por ela e admite que ele é qualificado para estar com o instrumento: "Ela carrega um grande legado, mas Kirk é um cara muito incrível. Se há alguém que merece tê-la, é ele".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Segundo Dave Mustaine, novo disco fez algumas pessoas se reaproximarem do Megadeth
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"


A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
O ódio de Slash que se transformou em orgulho por fazer parte do que veio pra mudar
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash
Quando perdemos o artista que, para Slash, era um dos maiores talentos musicais do século 20
Myles Kennedy explica recusa a teste no Velvet Revolver
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
Quando Axl Rose chorou de raiva ao ver em quem Slash estava se tornando
Como Slash, ex-Guns N' Roses, explica a separação em sua biografia?


