Slash elege seus solos de guitarra favoritos, mesmo sem saber quem fez alguns deles
Por Bruce William
Postado em 12 de dezembro de 2023
Nascido em Londres no dia 23 de julho de 1965, Slash, cujo nome real é Saul Hudson, se mudou para Los Angeles ainda na infância. Lá, ele conheceu Axl Rose e, juntos, fundaram o Guns N’ Roses nos anos oitenta. Como guitarrista principal, Slash desempenhou um papel fundamental no sucesso da banda, contribuindo para hits como 'Sweet Child O’ Mine' e 'November Rain'. Após deixar o Guns N’ Roses - para onde ele retornaria anos mais tarde - teve uma carreira solo de destaque e colaborou com diversos artistas, solidificando-se como um dos guitarristas mais reconhecidos e influentes do rock.

Slash é venerado por seus icônicos solos de guitarra que transcendem gêneros musicais. Sua habilidade única de criar riffs memoráveis e solos expressivos foi evidenciada em clássicos como a citada 'Sweet Child O’ Mine', que apresenta um dos solos mais reconhecíveis da história do rock. Sua destreza técnica e capacidade de transmitir emoção através da guitarra tornaram-no uma figura lendária, destacando-se não apenas pelo seu talento técnico, mas também pela capacidade de criar momentos musicais que ressoam emocionalmente com os ouvintes ao longo de décadas.
Em 2019, a revista francesa L’Obs pediu para que Slash revelasse quais seus solos de guitarra favoritos, uma tarefa que ele alegou ser impossível, mas acabou por listar três solos que tiveram o maior impacto sobre ele, conforme relembrou a Far Out.
"Esta é uma pergunta difícil porque não há um solo que se destaque para mim como sendo o solo essencial de guitarra de todos os tempos, entende o que quero dizer?", responde o guitarrista. Mas, em seguida, ele volta atrás e cita um solo: "Existem muitos solos realmente importantes, mas um dos solos que realmente me inspirou foi uma música chamada 'Blinded By The Light', feita por Manfred Mann. E há um solo nessa música que é realmente épico em sua estrutura, na forma como entrou na música e tudo mais. Isso seria algo que muitas pessoas provavelmente não esperariam", disse, ciente que está citando algo desconhecido para a grande maioria das pessoas.
E outra escolha desconhecida de Slash foi a segunda: "Baker Street" de Gerry Rafferty: "Este é outro solo épico dos anos setenta que faz parte da grande estrutura da música. Mas sobre esses dois solos, eu não sei quem eram os guitarristas", revela.
No entanto, para a terceira escolha, Slash foi de uma música absolutamente clássica, que é "Whole Lotta Love" do Led Zeppelin. "Uma das grandes coisas sobre a maneira como Jimmy Page toca é que ele tocava, pelo menos em estúdio, dentro do contexto da música, então ele realmente complementa a música, não está apenas fazendo um solo de guitarra", explica.
Em outra ocasião, Slash creditou a "Whole Lotta Love" a responsabilidade de ter causado sua decisão de se tornar guitarrista: "'Whole Lotta Love' era uma coisa muito sexy, fina e movida a guitarra que eu simplesmente amava. Na verdade, acabou sendo o catalisador para minha primeira experiência com distorção, Les Paul e esse tipo de coisa. Oh Deus, foi muito legal. Foi uma ótima introdução aos anos 70, para onde os anos 70 iriam", disse.
É bem verdade que, em outra ocasião, Slash não se fez de rogado e escolheu de bate-pronto o melhor solo de guitarra de todos os tempos: "Está em uma música chamada 'Come Dancing' no álbum 'Wired', do Jeff Beck (1976). Há muitos grandes solos de guitarra por aí mas este eu lembro que quando garoto eu ouvi e não aguentei, soltei um palavrão".
Ouça as três músicas escolhidas por Slash no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Segundo Dave Mustaine, novo disco fez algumas pessoas se reaproximarem do Megadeth
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Conversa com o filho fez Dave Mustaine pensar na despedida do Megadeth
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades


A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
O ódio de Slash que se transformou em orgulho por fazer parte do que veio pra mudar
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash
Quando perdemos o artista que, para Slash, era um dos maiores talentos musicais do século 20
Myles Kennedy explica recusa a teste no Velvet Revolver
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
Quando Axl Rose chorou de raiva ao ver em quem Slash estava se tornando
Como Slash, ex-Guns N' Roses, explica a separação em sua biografia?


