O argumento que quase acabou com Nirvana: "Não quero banda com alguém assim"
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de julho de 2024
Existem muitos fatores que podem contribuir para desentendimentos internos numa banda sendo que os mais comuns deles provavelmente são questões relacionadas com dinheiro e com esgotamento físico e mental decorrente das turnês incessantes.
No caso do Nirvana, as coisas começaram a ir para o bueiro após o lançamento do álbum "Nevermind", que catapultou a banda do saudoso Kurt Cobain para o estrelato. Nesse período, começaram as disputas por grana, como conta matéria da Far Out.
O plano era dividir o dinheiro igualmente entre os membros, mas assim que "Nevermind’ estourou , Cobain começou a renegociar seu contrato para ver se poderia ganhar mais dinheiro. Foi aí que os advogados começaram a aparecer, e o baterista Dave Grohl lembra de se sentir desiludido após os royalties das músicas serem tirados dele.
Falando ao livro "Come As You Are", Grohl lembra de ter que engolir o orgulho ao aprender sobre o negócio, dizendo: "Krist Novoselic e eu estávamos tipo, se isso é um indicativo de quão idiota Kurt vai ser, então eu não quero estar em uma banda com alguém assim. Todo mundo dizia, 'Deixa ele se dar bem nessa porque a banda vai acabar. Apenas deixa ele ter essa.'"
Eventualmente, Grohl acabou se acertando, mas a banda infelizmente durou pouco já que Cobain cometeu suicídio em 1994 – três anos depois do lançamento de "Nevermind", em 1991.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps