O hit do The Police que para seu guitarrista não passava de "uma canção pop cafona"
Por André Garcia
Postado em 01 de julho de 2024
Em 1982 o The Police começou a trabalhar do que seria seu quinto, último e mais bem-sucedido álbum, "Synchronicity" (1983). Além de ter vendido mais do que qualquer um de seus antecessores, ainda faturou três dos cinco Grammy que concorreu em 1984. Como se não bastasse, durante essa turnê a banda foi considerada por dois dos maiores veículos de comunicação da Europa — a BBC e o The Guardian — como maior banda do mundo.
Police - Mais Novidades
Apesar de tanto sucesso, internamente Sting, Stewart Copeland e Andy Summers já não falavam mais a mesma língua. Para eles já tinha ficado claro que o The Police era pequeno demais para comportar os (divergentes) anseios artísticos dos três.
Um exemplo dessa falta de sintonia foi o maior hit do trio, "Every Breath You Take". Seu autor, Sting, reconheceu o potencial dela de cara:
"Acordei no meio da noite com aquele verso na cabeça", disse o cantor, conforme publicado pela Far Out Magazine, "[então] sentei no piano e a compus em meia hora. A melodia em si é genérica — [é uma progressão de acordes que já foi] usada em centenas de outras músicas —, mas a letra é interessante. Soa como uma canção de amor reconfortante."
Já o guitarrista Andy Summers, que desde antes de entrar para a banda já curtia mais jazz do que pop ou rock, fez pouco caso da música:
"Eu não gostava [de 'Every Breath You Take']. Sempre achei uma canção pop cafona'. [Naquela época] eu estava mais interessado em Thelonious Monk. Mas [Sting me] disse 'Vai lá e toca do seu jeito', aí fiz uma tentativa e [saiu o famoso riff]. Quando toquei aquela linha de guitarra, já era. Foi direto para o primeiro lugar".
"Every Breath You Take" conseguiu o impressionante feito de ser o mais vendido dos singles do The Police. Como se não bastasse, ainda não só chegou ao topo do Hot 100 da Billboard como lá permaneceu por oito semanas. Só com ela o trio faturou dois Grammy: Música do Ano e Melhor Performance Pop de Duo ou Grupo com Vocal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026


A canção do Police que Sting tentou enterrar - literalmente; "Eu odiava tanto essa música"
O power trio que Eddie Van Halen achava chato e monótono de ouvir; "cansativo"
O baterista que Stewart Copeland e Phil Collins concordam ser o maior de todos os tempos


