Letra de "Enter Sandman" era "cafona" e foi alterada com ajuda de Lars Ulrich e Bob Rock
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de agosto de 2024
Faixa de abertura do faraônico disco autointitulado do Metallica (também conhecido como "Black Album"), "Enter Sandman" é uma das músicas mais populares do quarteto fundado pelo guitarrista/vocalista James Hetfield e pelo baterista Lars Ulrich. A letra de "Enter Sandman" fala sobre uma criança que tem pesadelos, porém, o tema abordado na letra original da canção era bem mais pesado.
"Tínhamos o título ‘Enter Sandman’ há muito tempo. Originalmente, era para ser sobre a morte no berço - sabe, o bebê morre de repente, o Sandman o matou. Mas isso é um pouco cafona. Eu queria algo mais mental, em que o garoto é manipulado pelo que os adultos dizem", revelou James Hetfield, durante entrevista concedida à Uncut em 2014.
Felizmente, James Hetfield contou com a ajuda de duas pessoas próximas, que o ajudaram a modificar a letra de "Enter Sandman". Essas pessoas são Lars Ulrich e o renomado produtor Bob Rock.
"Na primavera de 91, ele [James] apareceu com essa letra sobre a morte do berço - a linha ‘Off to never never land’ era originalmente ‘Disrupt the perfect family’. Letras agradáveis e amigáveis! Nós nos sentamos e dissemos: ‘Sem desrespeito, você escreveu ótimas letras ao longo dos anos, mas talvez o assunto e a vibração dessas letras não se encaixem no clima da música’.
Foi muito desconfortável, pois sempre nos orgulhamos de não dizer um ao outro o que tocar individualmente. Mas o James aceitou muito bem e, algumas semanas depois, apareceu com novas letras", contou Lars.
"Na época, o Metallica tinha essa regra: ninguém podia comentar sobre o material de outra pessoa. Mas a ‘Enter Sandman’ original era sobre a morte no berço. Ninguém nunca havia conversado com James sobre suas letras, então eles me disseram que eu tinha que fazer isso. Aqui está esse cara que é basicamente o Sr. Rabugento, o Poderoso Hetfield. Mas eu apenas disse: ‘Você está vendendo a música por pouco, é muito fácil usar coisas simples como essas, mas é mais difícil criar algo bom que signifique algo’. Acho que esse foi o início da tentativa de dar a James a confiança necessária para ir além", comentou o produtor Bob Rock, que trabalhou com o Metallica por mais de uma década.
No fim das contas, "Enter Sandman" se tornou um hit memorável, que ultrapassou 1 bilhão de plays no Spotify, marca que talvez não fosse atingida se James mantivesse a sua letra macabra.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps