O virtuoso que Renato Russo queria ser: "Percebi que teria que estudar 10 anos"
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de agosto de 2024
Renato Russo em entrevista resgatada pelo canal Encontro Legionário comentou sobre suas influências musicais quando era adolescente. "Com 12 ou 13 anos, a única coisa que eu queria na vida era ser como Keith Emerson. Eu queria tocar piano, mas sem fazer shows de rock, apenas no quintal de casa," compartilhou o lendário líder da Legião Urbana.
Legião Urbana - Mais Novidades
Renato, conhecido por suas letras poéticas e sua voz marcante, tinha uma admiração profunda pelo tecladista do Emerson, Lake & Palmer. Contudo, ao atingir a adolescência, suas aspirações foram confrontadas pela realidade. "Quando eu tinha 16 anos, percebi que, para fazer um décimo do que Keith Emerson fazia, teria que estudar pelo menos 10 anos na Royal Academy of Music em Londres."
Essa constatação, entretanto, não diminuiu o ímpeto criativo de Renato. Ele logo encontrou inspiração no movimento punk, que trazia uma abordagem mais acessível à criação musical. "E então veio o pessoal do punk, que dizia que você podia fazer música sem saber tocar. Pegava os instrumentos e fazia a música, como os Sex Pistols com ‘God Save the Queen’," lembrou Renato, destacando a importância dessa filosofia na sua formação.
Quem foi Keith Emerson
Keith Noel Emerson foi um pianista e compositor britânico, conhecido por sua virtuosidade e performances ao vivo extravagantes. Ele alcançou sucesso comercial no final dos anos 1960 com a banda The Nice e, em 1970, fundou o Emerson, Lake & Palmer (ELP).
Após o fim do ELP em 1979, Emerson teve sucessos moderados com bandas como Emerson, Lake & Powell e 3, além de algumas reuniões do ELP na década de 1990. Em 2002, reuniu o The Nice para uma turnê e, em 2006, saiu em turnê com a The Keith Emerson Band.
Nascido em Todmorden, Yorkshire, e criado em Worthing, West Sussex, Emerson teve uma formação em música clássica. Seu interesse pelo órgão Hammond foi despertado ao ouvir Jack McDuff tocar "Rock Candy". Emerson incorporou um sintetizador Moog aos seus teclados em 1969.
Ele é conhecido por seus arranjos de rock para composições eruditas e por suas apresentações ao vivo marcantes, onde tocava de cabeça para baixo e fazia o piano girar. Emerson também compôs trilhas sonoras para filmes e séries de TV.
Em 2004, publicou sua autobiografia "Pictures of an Exhibitionist". Keith Emerson cometeu suicídio em 10 de março de 2016, aos 71 anos, após sofrer de depressão e ansiedade devido a críticas relacionadas a problemas em sua mão direita que afetavam suas performances.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
Ouça o single punk gravado por Dave Murray antes do sucesso com o Iron Maiden
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Alex Lifeson diz que primeiros ensaios do Rush com Anika Nilles não funcionaram tão bem
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
Arch Enemy publica vídeo com demos de música alvo de polêmica com Kiko Loureiro
O álbum de rock rural que mistura candomblé e umbanda que Regis Tadeu adora
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"


Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
O mal-entendido entre Titãs e Renato Russo na audição de "Jesus Não tem Dentes"
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Capital Inicial convida Dado Villa-Lobos para homenagem a Renato Russo no Rock in Rio
A canção que Renato Russo queria que fosse um baião, mas foi comparada a música sertaneja


